Hidroginástica emagrece e fortalece os músculos


A hidroginástica emagrece porque ajuda a aumentar o metabolismo e queima até 500 calorias por hora, dependendo da intensidade dos exercícios e do tempo da aula. Assim, um indivíduo pode perder até 1 kg por mês, caso faça aulas 3 vezes por semana, mas se seguir uma dieta equilibrada, mas pobre em calorias poderá perder ainda mais peso.

As aulas duram em média 50 a 60 minutos, com a altura da água próxima do peito, numa temperatura agradável, a cerca de 32ºC, por exemplo. Este tipo de atividade é indicado para pessoas de todas as idades, sendo ótimo para praticar durante a gravidez ou na 3ª idade.

10 benefícios da Hidroginástica para saúde

Os principais benefícios da hidroginástica para saúde são:

1. Perda de peso

A hidroginástica ajuda na perda de peso porque aumenta o gasto energético do corpo. Para melhorar os resultados, é aconselhado fazer uma dieta equilibrada e com baixos níveis de calorias. Veja uma dieta para emagracer rápido e saudável.

2. Melhora da circulação

Esta atividade física melhora a circulação devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbia, e como resultado, o coração funciona de forma mais eficaz e a circulação sanguínea realiza-se com maior eficácia.

3. Melhora da respiração

A hidroginástica promove também uma respiração saudável, já que a pessia necessita realizar inspirações mais profundas ao realizar os exercícios. Saiba quais as principais causas de falta de ar.

4. Fortalecimento dos músculos

A hidroginástica ajuda a fortalecer os múeculos devido à contração muscular, melhoria da flexibilidade e força que se obtém praticando esta atividade. Saiba também como fortalecer os ossos e as articulações.

5. Fortalecimento dos ossos

Realizar exercícios de hidroginástica ajuda também a fortalecer os ossos, porque permite uma maior entrada de cálcio nos ossos, ainda que não tenha tanto impacto, como na caminhada, por exemplo.

6. Melhora da flexibilidade

Esta atividade também é ótima para melhorar a flexibilidade do corpo, devido ao aumento da amplitude dos movimentos que é necessário realizar. Conheça os benefícios do alongamento para a saúde.

7. Aumento da coordenação motora

Ao serem realizados exercícios ritmados movendo braços e pernas contralaterais, também se contribui para aumentar a capacidade de coordenação motora.

8. Preservação as articulações

A hidroginástica é uma atividade ideal para pessoas que não podem sobrecarregar as articulações, sendo ideal para quem sofre com artrite ou artrose ou está muito acima do peso, por exemplo.

9. Prevenção de doenças cardiovasculares

A hidroginástica ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares por diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, levando a uma melhor eficiência do trabalho do coração.

10. Promoção do bem-estar

Como esta atividade melhora a circulação, não tem impacto nas articulações, provoca pouca ou nenhuma dor muscular depois das aulas e ainda permite a socialização, é ótima para que a pessoa se sinta bem e saudável.

10 benefícios da Hidroginástica para saúde

Para queimar mais calorias e fortalecer ainda mais os músculos e as articulações, os movimentos realizados durante a aula de hidroginástica devem ser fortes e podem ser usados pequenos equipamentos de piscina como os flutuadores, por exemplo, que podem ser usados nos braços ou nas pernas.

Apesar dos exercícios serem realizados dentro da piscina, é importante garantir a boa hidratação do corpo bebendo água, suco ou chá logo antes e depois da aula.

O melhor horário para fazer hidroginástica é quando o sol não está muito quente, como no início da manhã e no final da tarde, mas em todo caso é preciso se proteger do sol, usando protetor solar, cabelo preso e, se possível, chapéu de aba larga. Para a mulher, a roupa mais indicada é o maiô que não fica saindo do lugar e permite um maior controle sobre os movimentos durante a aula e para o homem basta um calção de praia ou uma sunga. 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site