Ibuprofeno para Aliviar a Dor e a Febre


O Ibuprofeno é um remédio indicado para o alivio da febre e da dor, como dor de cabeça, dor muscular, dor de dentes, enxaqueca ou cólica menstrual. Além disso, também pode ser usado para aliviar a dor de corpo e febre em caso de sintomas de gripes e resfriados comum. 

Este remédio tem ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, que permite diminuir a febre, inflamação e aliviar a dor, podendo ser tomado na forma de gotas, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, 

O Ibuprofeno pode ser comprado na farmácia em forma de genérico ou de marca, como o Alivium, Advil, Buscofem ou Artril, por um preço entre 10 a 25 reais.

Para que serve e como tomar Ibuprofeno

Como tomar

As doses recomendadas de Ibuprofeno dependem do problema a tratar e da idade do paciente: 

1. Gotas pediátricas

  • Crianças a partir dos 6 meses: a dose recomendada deve ser indicada pelo médico, sendo recomendada 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administradas 3 a 4 vezes por dia, em intervalos de 6 a 8 horas.
  • Crianças com mais de 30 Kg: geralmente, a dose máxima recomendada é de 200 mg, o equivalente a 40 gotas de Ibuprofeno 50 mg/ml ou 20 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml.
  • Adultos: geralmente, são recomendadas doses entre os 200 mg e os 800 mg, o equivalente a 80 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml, administradas 3 a 4 vezes por dia. 

2. Comprimidos

  • Ibuprofeno 200 mg: é recomendado para adultos e crianças com mais de 12 anos, sendo recomendado tomar entre 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes por dia, com intervalo mínimo de 4 horas entre doses. 
  • Ibuprofeno 400 mg: é recomendado para adultos e crianças com mais de 12 anos, sendo recomendado tomar 1 comprimido, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, de acordo com indicação médica. 
  • Ibuprofeno 600 mg: é recomendado apenas para adultos, sendo recomendado tomar 1 comprimido, 3 a 4 vezes por dia, de acordo com indicação médica. 

3. Suspensão oral 30 mg/mL

  • Crianças a partir dos 6 meses de idade: a dose recomendada deve ser indicada pelo médico e varia entre 1 e 7 mL, devendo ser tomada 3 a 4 vezes por dia, de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas. 
  • Adultos: a dose recomendada é de 7 mL, que podem ser tomados até 4 vezes ao dia. 

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o ibuprofeno são tonturas, aparecimento de lesões na pele, como bolhas ou manchas, dor de estômago e náuseas.

Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer má digestão, prisão de ventre, perda de apetite, vômitos, diarreia, gases, retenção de sódio e água, dor de cabeça, irritabilidade e zumbido.

Contraindicações

Ibuprofeno está contraindicado para pacientes com historial de hemorragia ou perfuração no estômago ou intestino, pacientes com colite ulcerativa ativa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrintestinal, pacientes com histórico de alergia a outros anti-inflamatórios ou antitérmicos e para pacientes com alergia ao Ibuprofeno ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, se estiver grávida ou amamentando deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento com o remédio. 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site