Insolação: o que é, principais causas e sintomas


A insolação é uma situação caracterizada por vermelhidão da pele, dor de cabeça, febre e, em alguns casos, alteração no nível de consciência que acontece devido ao aumento rápido da temperatura do corpo devido à exposição prolongada ao sol, permanência em ambiente muito quente ou prática de atividades físicas em excesso, por exemplo.

Apesar da insolação estar muito relacionada ao fato da pessoa ficar muito tempo na praia sem qualquer tipo de proteção, a pessoa pode ter insolação estando parado em uma fila, por exemplo, basta apenas que o clima seja quente e seco.

A insolação é mais comum de acontecer em crianças e idosos devido à menor capacidade de adaptação a condições extremas. Assim, é recomendado que a insolação seja tratada o mais breve possível para evitar complicações, como convulsões e danos cerebrais, por exemplo.

O que é a insolação, causas e como evitar

Causas de insolação

A principal causa de insolação é a exposição prolongada ao sol sem uso de protetor solar ou chapéu, por exemplo, o que faz com que a temperatura do corpo aumente rapidamente, resultando nos sintomas de insolação.

Além da exposição excessiva o sol, a insolação pode acontecer devido a qualquer situação que aumente rapidamente a temperatura do corpo, como por exemplo a prática excessiva de atividade física, uso de muitas roupas e ambiente com muito calor.

Quando a temperatura do corpo aumenta rapidamente, acontece a falha do sistema de transpiração do corpo, não havendo regulação da temperatura corporal e resfriamento, resultando nos sintomas da insolação.

Sintomas de insolação

Os principais sintomas de insolação são pele vermelha, olhos inchados, vômitos e, em alguns casos, alteração da consciência. Assim, a pessoa pode ter confusão mental, não sabendo onde está ou apresentando dificuldades para raciocinar. Saiba reconhecer os sintomas de insolação.

Como evitar

Para evitar a insolação, é recomendar usar roupas leves e frescas, principalmente durante a prática de atividades físicas, beber bastante água durante o dia e, quando for à praia, usar protetor solar e chapéu, por exemplo. Além disso, é importante evitar locais muito quentes e ficar pouco tempo exposto ao sol.

Em caso de insolação é recomendado baixar a temperatura corporal aos poucos, por isso é recomendado oferecer água fresca para a pessoa e colocá-la à sombra em local ventilado, além de cobrir a pele com panos molhados em água fresca. Veja o que fazer em caso de insolação.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site