Interferon alfa 2A humano recombinante: para que serve e como tomar


O interferon alfa 2a humano recombinante é uma proteína indicada para o tratamento de doenças como leucemia de células pilosas, mieloma múltiplo, linfoma não-Hodgkin, leucemia mielóide crônica, hepatite B crônica, hepatite C aguda e crônica e condiloma acuminado. 

Pensa-se que este remédio funciona através da inibição da replicação viral e modulação da resposta imune do hospedeiro, exercendo desta forma, uma atividade antitumoral e antiviral.

Interferon alfa 2A humano recombinante: para que serve e como tomar

Como usar

O interferon alfa 2A humano recombinante deve ser administrado por um profissional de saúde, que saberá como deve preparar o medicamento. A posologia depende da doença a tratar:

1. Leucemia de células pilosas

A dose diária recomendada do medicamento é de 3 MUI durante 16 a 20 semanas, administrada sob a forma de injeção intramuscular ou subcutânea. Pode ser necessário reduzir a dose ou a frequência de injeções, para que seja determinada a dose máxima tolerada. A dose de manutenção recomendada é de 3 MUI, três vezes por semana.

Quando os efeitos colaterais são severos, pode ser necessário reduzir a dose para metade e o médico deve determinar se a pessoa deve ou não continuar o tratamento após seis meses de terapia.

2. Mieloma múltiplo

A dose recomendada de interferon alfa 2A humano recombinante é de 3MUI, três vezes por semana, administrada sob a forma de injeção intramuscular ou subcutânea. De acordo com a resposta e tolerância da pessoa, a dose pode ser gradualmente aumentada até 9MUI, três vezes por semana.

3. Linfoma não-Hodgkin

Em casos de pessoas com linfoma não-Hodgkin, o remédio pode ser administrado 4 a 6 semanas após a quimioterapia e a dose recomendada é de 3MUI, três vezes por semana por pelo menos 12 semanas, por via subcutânea. Quando administrada em associação com a quimioterapia, a dose recomendada é de 6MUI/m2 , administrado por via subcutânea ou intramuscular durante os dias 22 a 26 da quimioterapia.

4. Leucemia mielóide crônica

A dose do interferon alfa 2A humano recombinante pode ser elevada gradualmente de 3MUI diários por três dias a 6MUI diários por três dias até a dose alvo de 9MUI diários até o final do período de tratamento. Após 8 a 12 semanas de terapia, os pacientes com resposta hematológica podem continuar o tratamento até resposta completa ou 18 meses a 2 anos após início do tratamento.

5. Hepatite B crônica

A dose recomendada para adultos é de 5MUI, três vezes por semana, administrada por via subcutânea, por 6 meses. Para pessoas que não responderem ao interferon alfa 2A humano recombinante após um mês de terapia, pode ser necessário um aumento da dose.

Se após 3 meses de terapia, não se obtiver qualquer resposta por parte do paciente, a descontinuação do tratamento deve ser considerada.

6. Hepatite C aguda e crônica

A dose recomendada do interferon alfa 2A humano recombinante para o tratamento é de 3 a 5MUI, três vezes na semana, administrado sob via subcutânea ou intramuscular durante 3 meses. A dose recomendada de manutenção é de 3MUI, três vezes na semana durante 3 meses.

7. Condiloma acuminado

A dose recomendada é de uma aplicação subcutânea ou intramuscular de 1MUI a 3MUI, 3 vezes por semana, durante 1 a 2 meses ou 1MUI aplicado na base do local afetado em dias alternados, durante 3 semanas consecutivas. 

Interferon alfa 2A humano recombinante: para que serve e como tomar

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, com doença ou história de doença severa no coração, rins ou fígado.

Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são sintomas semelhantes aos de uma gripe, como cansaço, febre, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, dor nas articulações, transpiração entre outros. 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site