Lavagem de Ouvido: Para que serve, Como fazer e Riscos

A lavagem de ouvido é um procedimento que permite remover o excesso de cera, mas que também pode ser usado para retirar qualquer tipo de sujeira que tenha se acumulado no canal auditivo ao longo do tempo.

No entanto, a lavagem não deve ser usada para retirar objetos que tenham sido inseridos no canal auditivo, como pode acontecer com crianças. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao otorrinolaringologista, ou ao pediatra, para retirar o objeto sem causar lesões no ouvido. Veja o que fazer em caso de inseto no ouvido.

Idealmente, a lavagem de ouvido deve ser feita por um otorrino, porém, existem situações em que o médico pode recomendar fazer a lavagem em casa, dando as indicações necessárias para fazer o processo com segurança.

Como fazer lavagem de ouvido caseira

Passo-a-passo para fazer a lavagem com seringa

Para fazer uma lavagem de ouvido segura em casa deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Encha uma seringa de 20 mL com água ou soro fisiológico aquecidos até 37ºC;
  2. Rode a cabeça para o lado e incline-a até que o ouvido a lavar fique virado para baixo;
  3. Coloque uma bacia por baixo do ouvido ou faça a lavagem sobre o lavatório do banheiro, por exemplo;
  4. Puxe a orelha para trás ligeiramente, para abrir o canal auditivo;
  5. Coloque a ponta da seringa junto da abertura do canal auditivo e pressione o êmbolo;
  6. Mantenha o êmbolo da seringa pressionado para criar um jato constante até esvaziar a seringa.
  7. Repita os passos anteriores até remover toda a cera do ouvido.

Para melhorar os efeitos da lavagem de ouvido, deve-se aplicar um produto para amolecer a cera, como o Cerumin, que pode ser comprado em farmácias. Existem até soluções de lavagem que podem ser compradas na farmácias e que já contêm substâncias que ajudam a retirar a cera com maior facilidade.

Após a lavagem, deve-se colocar uma pequena bola de algodão na entrada no canal para absorver todo o líquido e secar o canal auditivo, evitando o surgimento de uma otite, por exemplo.

Para que serve a lavagem

O acúmulo excessivo de cera no ouvido pode causar pequenas lesões no canal auditivo e dificultar a audição, especialmente em pessoas em que a cera é muito seca, dessa forma, a lavagem ajuda a diminuir o risco dessas alterações.

Além disso, e ao contrário do cotonete, também é um método relativamente seguro de retirar pequenos insetos ou pequenos pedaços de comida, evitando que se desloquem para um local mais fundo do ouvido. Veja outras formas de limpar o ouvido sem cotonete.

Embora seja um técnica simples, na maioria dos casos, a lavagem não precisa ser feita em casa, já que o ouvido tem mecanismos naturais de retirar a cera. Assim, esta técnica deve ser usada apenas quando é indicada pelo otorrinolaringologista.

Possíveis riscos

A lavagem de ouvido é um procedimento bastante seguro, mas também existem alguns riscos, especialmente de:

  • Infecção no ouvido: acontece principalmente quando não se seca o canal auditivo corretamente após a lavagem;
  • Perfuração do tímpano: embora seja mais raro, pode surgir caso a lavagem seja mal feita e empurre a cera para o interior do ouvido;
  • Surgimento de vertigens: a lavagem pode interferir com os líquidos naturalmente presentes no ouvido, causando a sensação temporária de vertigens;
  • Perda temporária da audição: caso a lavagem cause algum tipo de inflamação no ouvido.

Assim, embora possa ser feita em casa, a lavagem de ouvido não deve ser muito frequente, já que a remoção excessiva de cera também não é benéfica. A cera é naturalmente produzida pelo ouvido para porteger o canal auditivo de lesões e infecções.

Quem não deve fazer a lavagem

Embora seja relativamente segura, a lavagem de ouvido deve ser evitada por pessoas com tímpano perfurado, diabetes, sistema imune enfraquecido ou infecção no ouvido.

Caso não possa fazera lavagem, veja outras formas naturais de tirar a cera do ouvido.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site