LSD: efeitos no sistema nervoso

0
13


O LSD ou dietilamida do ácido lisérgico, também conhecido por ácido, é uma das drogas alucinógena mais potente que existe. Esta droga tem um aspeto cristalino e é sintetizada a partir da cravagem de um fungo do centeio chamado Claviceps purpurea, e tem uma absorção rápida, cujos efeitos resultam da sua ação agonista no sistema serotoninérgico, principalmente nos receptores 5HT2A.

Os efeitos causados pela droga dependem de cada pessoa, da situação em que é usada e do estado psicologico em que ela se encontra, podendo ocorrer uma boa experiência, caracterizada por alucinações com formas coloridas e aumento da percepção visual e auditiva, ou má experiência, que se caracteriza por sintomas depressivos, alterações sensoriais assustadoras e sensação de pânico.

Quais os efeitos do LSD no organismo

Efeitos do LSD no cérebro

Os efeitos a nível do sistema nervoso central que podem ser causados por esta droga são alterações das cores e das formas, fusão dos sentidos, perda da noção de tempo e de espaço, alucinações visuais e auditivas, delírios e retorno de sensações e lembranças experimentadas anterirmente, também conhecido por flashback.

Dependendo do estado psicológico em que a pessoa se encontra, ela pode experienciar uma “boa viagem” ou uma “má viagem”. Durante uma “boa viagem”, a pessoa pode sentir uma sensação de bem estar, êxtase e euforia e durante uma “má viagem” pode perder o controle emocional e sofrer de angústia, confusão, pânico, ansiedade, desespero, medo de enlouquecer, sensações ruins intensas e medo da morte eminente que, a longo prazo, podem levar ao desenvolvimento de psicoses, como esquizofrenia ou depressão severa.

Além disso, esta droga provoca tolerância, ou seja, tem que se tomar cada vez mais LSD, para obter o mesmo efeito.

Efeitos do LSD no corpo

A nivel físico, os efeitos do LSD são mais ligeiros, podendo ocorrer dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíacos, perda do apetite, insônia, boca seca, tremores, náuseas, aumento da pressão arterial, debilidade motora, sonolência e aumento da temperatura corporal.

Como é consumida

Geralmente o LSD está disponível em gotas, papeis coloridos ou comprimidos, que são ingeridos ou colocados debaixo da língua. Embora seja mais raro, esta droga  também pode ser injetada ou inalada.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here