Mulungu: propriedades e como usar

0
19


O mulungu, também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando deixando a pessoa mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias, devido à sua ação calmante, tranquilizante e sedativa.

O seu nome científico é Erythrina mulungu e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.

Para que serve o Mulungu

Propriedades e para que serve o Mulungu

O mulungu possui diversas propriedades, podendo ser utilizada para diversos fins, como:

  • Tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, epilepsia e compulsão devido às suas propriedades antidepressivas, hipnótica, sedativa e tranquilizante;
  • Tratamento de doenças do fígado, devido a sua propriedade hepatoprotetora;
  • Diminuição da pressão, por ter efeito hipotensivo e diurético;
  • Diminuição dos sintomas da bronquite asmática, devido à sua propriedade antiasmática e expectorante;
  • Tratamento de infecções e inflamações, como cistite ou gengivite, por exemplo, por causa das suas propriedades antibacteriana e anti-inflamatória.

Além disso, o Mulungu possui propriedades analgésicas, narcóticas, antiespasmódicas e tônicas. 

Devido à sua capacidade calmante e tranquilizante, o mulungu é muito utilizado para tratar os distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo. Veja outros remédios caseiros para curar a insônia.

Como usar

A parte utilizada do mulungu é a sua casca, que pode ser encontrada na sua forma natural ou em pó. As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem substâncias tóxicas que podem causar sérios danos ao organismo.

Uma das maneiras de se utilizar o mulungu é através de uma infusão:

Ingredientes

  • 4g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos. Outra opção de consumo é por meio do chá de mulungu. Veja como é feito o chá de mulungu para acalmar.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Além disso, o mulungu é contraindicado para pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos, pois podem baixar muito a pressão e causar hipotensão.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here