O que comer e o que evitar na Osteoporose


A alimentação para osteoporose tem que ser rica em cálcio, presente em alimentos como leite, queijos e iogurte, e vitamina D, que está em peixes, carnes e ovos. A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, e o cálcio é o principal mineral formador da massa óssea.

A osteoporose é uma doença crônica que não apresenta sintomas, sendo descoberta em exames de controle e prevenção da saúde geral. Ela é mais comum em mulheres, especialmente após a menopausa, e aumenta o risco de fraturas nos ossos.

Alimentação para osteoporose

O que comer

A alimentação adequada para osteoporose deve conter:

Cálcio

Os principais alimentos ricos em cálcio são o leite e seus derivados, como queijos e iogurtes. Além dos produtos láteos, também trazem boas quantidades de cálcio alimentos como sardinha, amêndoas, salmão, tofu, brócolis, rúcula, couve e espinafre.

Vitamina D

A vitamina é necessária para a absorção adequada de cálcio no intestino, estando presente em alimentos como salmão, óleo de fígado de bacalhau, ovo e sardinha. No entanto, a maior e melhor maneira de produzis vitamina D suficiente para o organismo é tomando banho de sol diariamente por 20 minutos, pois os raios solares estimulam a produção desta vitamina na pele.

No entanto, caso os níveis de vitamina D já estejam baixos ou quando a osteoporose já está instalada, o médico pode recomendar suplementos à base de cálcio e vitamina D.

Magnésio

O magnésio é um mineral importante para converter a vitamina D em sua forma ativa, pois só assim ela agirá de maneira adequada no organismo. O magnésio está presente nas sementes de abóbora, gergelim, linhaça, castanhas, amêndoas, amendoim e aveia, por exemplo.

Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentação rica em CÁLCIO

O que evitar

Por outro lado, na alimentação para osteoporose deve-se evitar consumir alimentos que diminuam a absorção de cálcio no intestino ou que aumentem a sua excreção pelos rins, através da urina, como:

  • Sal e alimentos ricos em sódio, como cubos de carne, salsicha, linguiça, presunto, comida pronta congelada e fast food;
  • Ácido oxálico e fitato, presentes no chocolate, gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre, tomate e acelga;
  • Manteiga e carnes gordurosas, pois o excesso de gordura saturada diminui a absorção de cálcio no organismo;
  • Proteínas em excesso, presentes principalmente nas carnes, peixes e frango.

O excesso de proteínas aumenta a eliminação de cálcio na urina e pode reduzir sua absorção no intestino, pois normalmente as proteínas estão presentes em alimentos que também são ricos em ferro, mineral que compete pelo cálcio para ser absorvido no intestino. O caruru é uma planta rica em cálcio, veja os seus benefícios aqui.

Alimentação para osteoporose

Cardápio da Dieta para osteoporose

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para melhorar a osteoporose:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 copo de  leite + 2 fatias de pão integral com ovo e queijo 1 iogurte natural + 1 tapioca com ovo 1 copo de café com leite + omelete de ovos com queijo
Lanche da manhã 1 banana + 10 castanhas 1 copo de suco verde com couve 1 maçã + 20 amendoins
Almoço/Jantar 4 col de arroz + 2 col de feijão + 100 g de bife magro + salada verde com azeite macarronada de sardinha com molho de tomate + legumes refogados com sementes de abóbora e azeite sopa de frango com legumes
Lanche da tarde 1 iogurte natural + 1 col de sopa de mel + 2 col de granola 1 xícara pequena de café + 1 banana assada + 1 faia de queijo assado 1 copo de vitamina de abacate com aveia

Assim, os alimentos que podem reduzir a absorção de cálcio, como carnes e feijão, devem ser consumidos separadamente dos alimentos ricos em cálcio, especialmente o leite e derivados. Veja outros 3 alimentos para fortalecer os ossos.

Além disso, a prática de exercício físico também é muito importante para manter os ossos fortes, conheça outras dicas vendo o vídeo: 

Imagem ilustrativa do vídeo: Ossos Fortes Sempre | Tati & Marcelle | Como tratar osteopenia e osteoporose

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site