O que comer e o que evitar para combater anemia (com cardápio!)


Para combater a anemia, deve-se consumir alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B, como carnes, ovos, peixes e espinafre. Esses nutrientes estimulam a produção de glóbulos vermelhas no sangue, que normalmente estão baixos quando se tem anemia.

Outra dica importante é consumir um alimento rico em vitamina C após o almoço e o jantar, como laranja ou abacaxi, pois essa vitamina aumenta a absorção de ferro no intestino, ajudando a combater a doença.

Se tem anemia assista ao vídeo para saber como deve ser sua alimentação:

Imagem ilustrativa do vídeo: Tratamento para Anemia

Alimentação para combater anemia

Para combater anemia deve-se consumir alimentos ricos nos seguintes nutrientes:

Ferro

Importante principalmente em casos de anemia ferropriva, o ferro estimula a produção de boa formação dos glóbulos vermelhos no sangue. O ferro melhor absorvido pelo intestino é o que está presente em alimentos de origem animal, como carnes, frango, peixes, fígado, ovos e frutos do mar.

Nos vegetais, o ferro está presente no feijão, soja, lentilha, amendoim, beterraba e folhas verde escuras, como espinafre e couve. Veja a lista completa de Alimentos ricos em Ferro.

O que comer para Anemia

Ácido Fólico

O ácido fólico é responsável por estimular a produção de células do sangue e a boa formação de hemoglobina, substância responsável por carregar oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos. Ele está presente em alimentos como espinafre, couve, fígado, gérmen de trigo e ovos.

Vitamina B12

A deficiência em vitamina B12 pode causar anemia megaloblástica, e pode ser evitada aumentando o consumo de alimentos como  fígado, coração, carnes, ovos, leite e derivados.

O que não comer na anemia

O que comer para Anemia

Durante o tratamento para anemia, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio juntos com as refeições ricas em ferro, pois o cálcio diminui a absorção de ferro no intestino. Assim, é importante evitar o consumo de leite e derivados principalmente no almoço e no jantar, quando normalmente se come carnes e outros alimentos ricos em ferro.

Além disso, também deve-se evitar o consumo de café, chá preto e chá mate na mesma refeição rica em ferro, pois eles são ricos em fitatos e taninos, substâncias que também reduzem a absorção de ferro no intestino. Veja mais 3 dicas para curar a anemia.

Cardápio para anemia

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta para combater anemia:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3 
Café da manhã

Suco de laranja + pão com ovos mexidos
 

Vitamina de banana com abacate e mel 1 iogurte natural + granola e amêndoas ou castanhas
Lanche da Manhã 1 maçã + 10 amendoins 10 castanhas de caju Suco de beterraba com laranja e nozes
Almoço/Jantar

Carne grelhada com arroz, feijão e salada de alface, cenoura e pimentão e morangos de sobremesa

Peixe com batatas ao forno + salada couve refogada no azeite + 1 laranja de sobremesa Bife de fígado com arroz e feijão + salada verde com beterraba ralada + suco de limão

Lanche da Tarde

Vitamina de abacate Suco de limão + sanduíche de ovo e queijo Suco de tangerina + 2 ovos mexidos com tomate e orégano

Além da alimentação, é importante procurar o médico para fazer exames e descobrir qual a causa da anemia e, se necessário, tomar medicamentos e suplementos para ajudar no tratamento. Veja 4 receitas para curar anemia.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site