O que comer na dieta com baixo carboidrato

0
60


Os principais alimentos pobres em carboidratos são carnes, frango, peixes, ovos e as gorduras, como manteiga e azeite. Além desses, existem também frutas e verduras que têm baixo de carboidrato e que são normalmente utilizadas em dietas de emagrecimento, como melão, mamão, abobrinha e berinjela.

O carboidrato é um nutriente que está presente em grande parte dos alimentos ricos em farinha e açúcar, especialmente nos industrializados, que devem ser evitados em dietas para perda de peso. Porém, a ausência de carboidrato pode provocar sintomas como dor de cabeça, mau humor, dificuldade de concentração e até mau hálito.

Alimentos pobres em carboidratos

Alimentos pobres em carboidratos

Alimentos com baixo carboidrato e ricos em proteína

Os alimentos pobres em carboidratos e ricos em proteína podem são as carnes, frango, peixes, ovos, queijos e iogurtes naturais. A carne, o peixe e o ovo são alimentos que não têm nenhum grama de carboidrato na sua composição, enquanto o leite e seus derivados possuem carboidratos em pequenas quantidades, sendo o leite puro o que tem mais carboidrato. Veja todos os Alimentos ricos em proteínas.

Alimentos com baixo carboidrato e ricos em gorduras

Alimentos pobres em carboidratos

Os alimentos pobres em carboidrato e ricos em gordura são os óleos vegetais, como óleo de soja e de girassol, o azeite, a manteiga, o creme de leite, as sementes como chia, gergelim e linhaça, e as oleaginosas, como castanhas, amendoim, avelã e amêndoa. O leite e o queijo também são ricos em gordura, mas enquanto o leite ainda possui carboidrato em sua composição, os queijos normalmente não têm nada ou muito pouco carboidrato.

É importante lembrar que alimentos como bacon, salsicha, linguiça, presunto e mortadela também são pobres em carboidratos e ricos em gordura, mas por terem muita gordura saturada e conservantes artificiais, devem ser evitados na dieta.

Frutas e verduras pobres em carboidratos

Os os vegetais pobres em carboidratos são:

  • Abobrinha verde, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, chuchu, couve, couve-flor, espinafre, limão , nabo, pepino, quiabo, rabanete, repolho, tomate;
  • Abacate, ameixa, carambola, framboesa, melão, melancia, morango e pêssego.

Além disso, as bebidas como chás e café sem açúcar também não têm carboidratos e são pobres em calorias, podendo ser usados em dietas para perda de peso. Saiba quais são as frutas que mais engordam.

Alimentos pobres em carboidratos

Cardápio da Dieta pobre em Carboidrato

A tabela a seguir trás um exemplo de um cardápio de 3 dias que pode ser utilizado em dietas pobres em carboidratos:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da Manhã 1 copo de iogurte natural com 3 colheres de granola low carb 1 xícara de café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo 1 xícara de café + 2 ovos mexidos com creme de ricota
Lanche da Manhã 2 fatias de mamão + 1 col de farelo de aveia 1 ameixa + 5 castanhas de caju 1 copo de suco verde
Almoço/Jantar purê de abóbora + frango ao forno com molho de tomate + salada verde macarronada de abobrinha com carne moída e molho pesto estrogonofe de patinho + arroz de couve-flor + legumes salteados no azeite
Lanche da Tarde café + 1 fatia de pão integral com ovo e queijo 1 banana congelada batida com 2 pedras de gelo + 1 iogurte natural 6 biscoitos de arroz + pasta de amendoim + 2 fatias de queijo minas

Além de reduzir o teor de carboidratos na dieta, também é necessário consumir menos calorias do que se gasta, sendo importante praticar atividade física regularmente para ajudar na queima de gordura. 

Confira estas dicas e muitas mais no vídeo seguinte:

Imagem ilustrativa do vídeo: DIETA LOW CARB: VALE A PENA?
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here