O que é bom para o estresse e esgotamento mental


Um excelente remédio caseiro para combater o estresse e o esgotamento mental e físico é investir no consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carne vermelha, leite e gérmen de trigo, e também tomar diariamente o suco de laranja com maracujá porque estes alimentos melhoram o funcionamento do organismo, ajudando a manter a calma e a serenidade em momentos conflitantes.

O suco de laranja com maracujá além de diminuir a quantidade de cortisol na corrente sanguínea, melhora o bom humor porque auxilia na conversão do neurotransmissor dopamina em norepinefrina. Além disso, pode-se optar por praticar atividades ao ar livre ou que promovam o relaxamento, como praticar atividades físicas, dançar ou fazer meditação, por exemplo.

Remédio caseiro para Estresse e Esgotamento Mental

O que comer

A alimentação para combater o estresse deve conter alimentos ricos em vitaminas do complexo B porque eles melhoram o sistema imune e aumentam a energia do organismo combatendo o estresse e o cansaço generalizado além de diminuir a irritabilidade que geralmente é o principal sintoma envolvido.

Algumas opções de alimentos de origem animal ricos em vitaminas do complexo B são carne vermelha, fígado, leite, queijo e ovos, por exemplo. No caso dos alimentos de origem vegetal, os principais são gérmen de trigo, levedura de cerveja, banana e vegetais de folha escura. Conheça outros alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

Uma forma caseira de aumentar a ingestão de vitaminas do complexo B pode ser tomar 2 colheres de gérmen de trigo ou uma colher de chá de levedura de cerveja misturada na vitamina de frutas, por exemplo.

Em situações de suspeita de carência vitamínica um nutricionista deve ser consultado para avaliar e identificar possíveis erros alimentares, ajustar a dieta e prescrever suplementos alimentares, que pode incluir o suplemento de vitaminas do complexo B.

Remédio caseiro para estresse e ansiedade

Um outro excelente remédio caseiro contra o estresse é o suco de laranja com maracujá, isso porque a laranja é rica em vitamina C que é capaz de diminui a quantidade cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea enquanto que o maracujá possui propriedades calmantes naturais.

Ingredientes

  • 2 a 4 laranjas;
  • Polpa de 2 maracujás.

Modo de preparo

Passe as laranjas pelo espremedor de frutas e bata o seu suco com a polpa de maracujá e adoce a gosto. Tome este suco logo a seguir, para que a sua vitamina C não seja perdida.

Tome 2 copos deste suco de laranja por dia durante 1 mês para depois avaliar os resultados. Os melhores horários para tomar este suco de laranja são logo pela manhã, durante o café da manhã e no meio da tarde, após o almoço.

Conheça outras dicas no vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentos para combater o estresse e a ansiedade

Aromaterapia para combater o estresse

Para complementar esse tratamento caseiro contra o estresse, também é aconselhado utilizar a aromaterapia. Os aromas mais indicados para vencer o estresse são sândalo e alfazema, que possuem propriedades calmantes. Pode-se adicionar 2 gotas do óleo essencial eleito num recipiente com água fervente ou colocar num difusor e deixar no quarto para dormir, por exemplo.

Uma outra forma de aproveitar as essências dos óleos é tomar banho com um sabonete de ervas, que pode ser feito em casa com:

Ingredientes

  • 25 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 5 gotas de óleo essencial de sálvia;
  • 125 ml de sabonete líquido de glicerina.

​​Modo de preparo

Preparar este sabonete natural basta misturar todos os óleos essenciais com o sabonete líquido de glicerina e agitar bem. Ao tomar banho massageie todo o corpo suavemente com o sabonete caseiro e retire-o com água morna.

A alfazema e o sândalo são plantas medicinais que possuem propriedades calmantes e relaxantes, sendo eficazes não só contra o estresse mas contra todo tipo de tensão nervosa como ansiedade e fobias. Veja também quais as principais consequências do estresse para a sáude.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site