O que é Colpite – Tua Saúde

0
12


A colpite corresponde à inflamação da vagina e do colo do útero provocada por bactérias, fungos ou protozoários e que leva ao surgimento de corrimento vaginal branco e leitoso. Essa inflamação é mais frequente em mulheres que possuem contato íntimo frequente e que não usam preservativo durante a relação sexual, principalmente.

O diagnóstico da colpite é feito pelo ginecologista a partir da análise dos sintomas descritos pela mulher, observação da região íntima e realização de alguns exames para confirmar a doença. A partir da identificação do microrganismo causador da colpite, o médico pode indicar o melhor tratamento.

Entenda O que é Colpite

Tipos de colpite

De acordo com a causa, a colpite pode ser classificada em:

  • Colpite bacteriana: Esse tipo de colpite é provocada por bactérias, principalmente Gardnerella sp. A inflamação causada pela infecção por esse gênero de bactérias leva ao surgimento de corrimento vaginal de odor desagradável e dor durante o contato íntimo. Saiba como identificar a infecção por Gardnerella sp.
  • Colpite fúngica: A colpite fúngica é causada principalmente por fungos do gênero Candida, que normalmente está presente na vagina da mulher, mas diante de situações favoráveis de temperatura e umidade, podem proliferar e causar infecção. Veja como é feito o tratamento para a candidíase genital.
  • Colpite por protozoários: O principal protozoário responsável pela colpite nas mulheres é o Trichomonas vaginalis, que causa sensação de queimação, ardência e muita vontade de urinar. Aprenda a identificar os sintomas de tricomoníase.

Para saber qual o microrganismo responsável pela colpite, é necessário que o ginecologista solicite a realização de exame microbiológico que deve ser feito por meio da coleta de secreção vaginal, que é realizada em laboratório. A partir do resultado do exame, o médico poderá estabelecer o tratamento de acordo com a causa.

A colpite também pode ser classificada de acordo com os sinais e sintomas apresentados em:

  • Colpite difusa, que é caracterizada pela presença de pequenos pontos vermelhos na mucosa vaginal e no colo do útero;
  • Colpite focal, em que podem ser observadas manchas vermelhas arredondadas na mucosa vaginal;
  • Colpite aguda, que é caracterizada pelo inchaço da mucosa vaginal além da presença de pontinhos vermelhos;
  • Colpite crônica, em que são observados pontinhos brancos e vermelhos na vagina.

A partir da observação dos sinais durante o exame ginecológico, o médico poderá indicar a gravidade da inflamação, além de avaliar o risco de complicações, como endometriose e doença inflamatória pélvica, por exemplo.

Principais sintomas

A inflamação vaginal é caracterizada principalmente pela presença de corrimento vaginal esbranquiçado homogêneo e semelhante a leite, mas que também pode ser bolhoso. Algumas mulheres também podem sentir odor desagradável, normalmente semelhante à peixe, e que piora após o contato íntimo. Além disso, podem ser observados em alguns casos a presença de pequenos pontinhos vermelhos ou brancos na mucosa vaginal e no colo do útero, além de inchaço da região. Saiba mais sobre os sintomas de colpite.

O diagnóstico da colpite é feito pelo ginecologista através de exames como a colposcopia, o teste de Schiller e o papanicolau, por exemplo, no entanto o exame de papanicolau é pouco específico para o diagnóstico da colpite e não evidencia muito bem os sinais de inflamação vaginal. Conheça o teste de Schiller.

Como é o tratamento

O tratamento da colpite é feito com o uso de medicamentos que devem ser administrados via oral ou aplicados diretamente na região íntima. Apesar de não ser uma situação grave, a inflamação vaginal deve ser tratada o quanto antes, para evitar o agravamento da lesão, já que facilita a ocorrência de outras doenças como HPV e AIDS, por exemplo.

Durante o tratamento é recomendado que a mulher não tenha relações, nem mesmo com preservativo, pois o atrito do pênis na vagina pode ser desconfortável. Veja como é feito o tratamento para colpite.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here