O que é o Teste de Schiller

0
86


O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que consiste em colorir a região interna da vagina e do colo do útero com uma solução iodada, a fim de observar a integridade do epitélio desta região. Ele geralmente é feito durante a colposcopia, e em algumas cidades, para investigação do câncer de colo de útero.

Quando o teste de Schiller for positivo, significa que a solução não conseguiu cobrir toda a área e há alguma alteração, dando um resultado patológico. Quando o teste de Schiller der negativo, significa que a solução foi capaz de cobrir toda a área sem mostrar alterações, dando um resultado normal.

O que é o Teste de Schiller

Quando fazer o teste de Schiller

O teste de Schiller deve ser feito quando o ginecologista suspeita de alguma doença ginecológica como HPV, Sífilis, Inflamação vaginal, por exemplo, e em alguns casos também pode ser usado como forma de detecção precoce de câncer do colo do útero. 

Possíveis resultados do teste de Schiller

Os possíveis resultados do teste de Schiller são: Positivo ou Negativo.

O teste de Schiller positivo significa que há alteração nas células e, para esclarecer o diagnóstico, pode ter que se coletar uma amostra do material que não foi coberto pela solução iodada para um estudo mais aprofundado, por meio de uma biópsia.

Neste caso, existe a hipótese da mulher ter células cancerígenas, mas nem sempre o resultado positivo indica câncer. Outras situações que podem gerar um teste de Schiller positivo são o DIU mal colocado e uma inflamação vaginal.

Já o teste de Schiller negativo significa que não há alterações.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here