O que é o Transtorno de Personalidade Esquizoide


O Transtorno de Personalidade Esquizoide caracteriza-se por um marcado distanciamento de relações sociais e preferência para realizar as demais atividades sozinho, sentindo pouco ou nenhum prazer na realização dessas atividades.

Este transtorno surge geralmente no início da idade adulta e o tratamento deve ser feito o mais brevemente possível de forma a evitar que surjam complicações. Geralmente consiste na realização de sessões de psicoterapia e administração de medicamentos, caso estejam associados sintomas de ansiedade e depressão.

O que é o Transtorno de Personalidade Esquizoide

Quais os sintomas

De acordo com o DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, os sintomas característicos de uma pessoa com Transtorno de Personalidade Esquizoide são:

  • Falta de interesse em estabelecer relacionamentos íntimos, incluindo fazer parte de uma família;
  • Preferência pela realização de atividades solitárias;
  • Manifestação de pouco ou nenhum interesse para ter experiências sexuais com o parceiro;
  • Falta de prazer para realizar atividades;
  • Não tem amigos íntimos ou confidentes a não ser os parentes em primeiro grau;
  • Indiferença quando recebe elogios ou críticas;
  • Demonstração de frieza e distanciamento emocional.

Conheça outros transtornos de personalidade.

Possíveis causas

Ainda não se sabe ao certo quais as causas que estão na origem deste tipo de transtorno de personalidade, mas pensa-se que pode estar relacionada com fatores hereditários e com experiências da infância, jé que é durante o desenvolvimento da criança, que ela aprende a interpretar os sinais sociais e a responder adequadamente.

Alguns fatores que podem aumentar o risco da pessoa vir a sofrer deste transtorno de personalidade é ter um membro da família com um transtorno de personalidade esquizoide ou esquizotipica ou esquizofrenia. Saiba o que é a esquizofrenia e como é feito o tratamento.

Como é feito o tratamento

As pessoas com Transtorno de Personalidade Esquizoide podem vir a desenvolver outros transtornos de personalidade, esquizofrenia, depressão ou distúrbios de ansiedade, por isso, o tratamento deve ser feito mal surjam os primeiros sintomas.

Geralmente o tratamento é realizado com sessões de psicoterapia com um psicólogo ou um psiquiatra. Em alguns casos, se a pessoa desenvolver depressão ou distúrbios de ansiedade, também pode ser necessário recorrer a tratamento farmacológico, com medicamentos para a ansiedade e depressão.



Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site