O que fazer quando a Gengiva está Inchada e dolorida


A gengiva inchada pode acontecer devido ao acumulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva ou por se usar a escova com muita força ou devido a uma escovação muito agressiva, por exemplo.

Nestes casos o ideal é ir ao dentista o mais cedo possível para determinar a causa do problema e realizar um tratamento adequado. No entanto, exeistem remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o inchaço e a aliviar a dor:

1. Cataplasma de hidraste e mirra

3 Remédios caseiros para Gengiva Inchada e dolorida

Um ótimo remédio caseiro para gengivas inflamadas é o cataplasma de hidraste e mirra, pois estas plantas têm uma ação benéfica sobre as inflamações bucais, devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, reduzindo a dor e acelerando a cicatrização.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar algumas gotas de extrato de mirra com pó de hidraste até fazer uma pasta grossa e homogênea. Depois, envolver uma gaze esterilizada com a mistura e colocar sobre a gengiva inchada durante uma hora, repetindo duas vezes ao dia e de seguida escovar os dentes.

2. Solução de óleo essencial de limão, alfazema e eucalipto

3 Remédios caseiros para Gengiva Inchada e dolorida

A mistura de óleos essenciais de limão, alfazema e eucalipto também é um excelente remédio caseiro para combater a inflamação da gengiva.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de limão;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 2 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro, basta adicionar os óleos essenciais em um recipiente com água e misturar bem. Depois, deve-se fazer gargarejos com a solução pelo menos 3 vezes ao dia, de preferência a seguir as refeições e após escovar os dentes.

3. Enxaguante de sal marinho

3 Remédios caseiros para Gengiva Inchada e dolorida

Um excelente tratamento caseiro para manter as gengivas saudáveis é lavar a boca com o chá de mirra e sal marinho.

Ingredientes

  • ¼ colher de chá de extrato de mirra;
  • ¼ colher de chá de sal marinho;
  • 125 mL de água.

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro, basta misturar os ingredientes na água e, após escovar os dentes, fazer um bochecho utilizando 60 mL do chá. O bochecho deve ser feito cuidadosamente, passando por toda a superfície bucal.

As propriedades antimicrobianas e adstringentes da mirra ajudam a matar bactérias e protegem o tecido gengival.

O que causa Gengiva Inchada

A gengiva inchada pode acontecer devido ao acumulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva ou por se usar a escova com muita força, por exemplo. Esses 3 remédios caseiros são boas opções para complementar o tratamento contra gengivite, mas a melhor forma de a combater é ir no dentista para que ele realize uma limpeza profunda que irá remover as placas de tártaro. Saiba mais sobre a gengivite e como combater esse problema.

Além disso, para manter a saúde de boca e evitar que as gengivas voltem a ficar inchadas e sangrando, deve-se escovar os dentes diariamente com uma escovinha e pasta de dente e usar o fio dental e o enxaguante bucal, para eliminar ao máximo os restos de comida que se acumulam entre os dentes, causando cáries e infecções.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site