O que pode deixar a Visão embaçada

0
10


A visão embaçada é um sintoma relativamente comum, especialmente em pessoas que têm algum problema de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo. Nesses casos, geralmente indica que pode ser necessário corrigir o grau dos óculos e, por isso, é importante marcar uma consulta no oftalmologista.

No entanto, quando a visão embaçada surge de repente, ainda que também possa ser um primeiro sinal que está surgindo um problema de visão, também pode ser sintoma de outros problemas mais graves como conjuntivite, cataratas ou até diabetes.

Confira ainda quais os 7 problemas de visão mais comuns e quais seus sintomas.

Visão embaçada: 6 possíveis causas e o que fazer

1. Miopia ou hipermetropia

A miopia e a hipermetropia são dois dos problemas oculares mais comuns. A miopia acontece quando a pessoa não consegue enxergar corretamente de longe, e a hipermetropia acontece quando é difícil enxergar de perto. Associada à visão embaçada, geralmente também surgem outros sintomas como dor de cabeça constante, cansaço fácil e necessidade de semicerrar os olhos frequentemente.

Entenda melhor como identificar um caso de miopia ou de hipermetropia.

  • O que fazer: deve-se consultar um oftalmologista para fazer um exame de visão e entender qual o problema, iniciando o tratamento, que normalmente inclui o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia.

2. Presbiopia

A presbiopia é outro problema bastante frequente, especialmente em pessoas com mais de 40 anos, se caracterizando como a dificuldade para focar objetos ou textos que estão perto. Normalmente, pessoas com este problema precisam segurar revistas e livros longe dos olhos para conseguir focar bem as letras.

3. Conjuntivite

Outra situação que pode levar ao surgimento de visão embaçada é a conjuntivite. Esta é uma infecção relativamente comum do olho causada pelo vírus da gripe, bactérias ou fungos, que pode ser passada facilmente de uma pessoa para a outra. Outros sintomas da conjuntivite incluem vermelhidão nos olos, coceira, sensação de areia no olho ou presença de remelas, por exemplo.

  • O que fazer: é necessário identificar se a infecção está sendo causada por bactérias pois pode ser necessário usar um colírio ou pomada antibiótica, como Tobramicina ou Ciprofloxacino. Assim, deve-se consultar o oftalmologista para saber qual o melhor tratamento. Veja uma lista dos principais tipos de conjuntivite.
Visão embaçada: 6 possíveis causas e o que fazer

4. Diabetes

A visão embaçada pode ser uma complicação da diabetes chamada de retinopatia, que acontece devido à degradação da retina, dos vasos sanguíneos e dos nervos. Isso geralmente só acontece em pessoas que não fazem o tratamento adequado da doença e, por isso, os níveis de açúcar estão constantemente elevados no sangue. Caso a diabetes se mantenha descontrolada pode até haver o risco de cegueira. Entenda porque a diabetes pode causar cegueira.

  • O que fazer: caso já se tenha sido diagnosticado com diabetes, deve-se fazer uma alimentação adequada, evitando alimentos industrializados e açucarados, assim como tomar adequadamente a medicação indicada pelo médico. Porém, caso ainda não se tenha o diagnóstico de diabetes, mas existam outros sintomas como vontade frequente para urinar ou sede excessiva, deve-se consultar um clínico geral ou endocrinologista. Veja como fazer o tratamento da diabetes.

5. Pressão alta

Embora seja menos frequente, a pressão alta também pode resultar em visão embaçada. Isso acontece porque assim como acontece em casos de AVC ou infarto, a pressão alta também pode levar ao entupimento de vasos do olho, afetando a visão. Geralmente, este problema não causa qualquer tipo de dor, mas é comum que a pessoa acorde com a visão ambaçada, especialmente em um olho apenas.

  • O que fazer: caso exista suspeita de que a visão embaçada está sendo causada pela pressão alta deve-se ir ao hospital ou consultar um clínico geral. Muitas vezes, este problema pode ser tratado com o uso adequado de aspirina ou outro remédio que ajude a tornar o sangue mais líquido. Confira ainda 5 dicas para controlar a pressão alta.

6. Catarata ou glaucoma

A catarata e o glaucoma são outros problemas de visão muito relacionados com a idade e que surgem lentamente ao longo do tempo, especialmente após os 50 anos. A catarata pode ser mais fácil de identificar, pois vai causando o surgimento de uma película esbranquiçada no olho. Já o glaucoma, geralmente é acompanhado de outros sintomas como dor intenso no olho, perda do campo de visão ou dor no olho, por exemplo.

Veja melhor quais os sintomas mais comuns de catarata ou de glaucoma.

  • O que fazer: Se existir suspeita de um destes problemas de visão deve-se consultar o oftalmologista, para confirmar o diangóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de colírios específicos ou cirurgia.
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here