O que pode ser dor no pulmão


Geralmente, quando uma pessoa diz que tem dor no pulmão, significa que tem uma dor na região do peito, isto porque o pulmão quase não tem receptores de dor. Assim, apesar de algumas vezes a dor estar relacionada com problemas nos pulmões, essa dor pode ser causada por problemas em outros órgãos ou mesmo com os músculos ou articulações.

As dores no peito que podem estar relacionadas com problemas pulmonares são:

1. Pleurisia

O que pode ser dor no pulmão

Também conhecida por pleurite, caracteriza-se pela inflamação da pleura, que é a membrana que reveste os pulmões e o interior do tórax, podendo causar sintomas como dor na região do peito e costelas, tosse e dificuldade para respirar.

Geralmente, este problema surge devido ao acúmulo de líquido entre as duas camadas da pleura, sendo mais frequente em pessoas com problemas respiratórios, como gripe, pneumonia ou infecções pulmonares.

O que fazer

Geralmente o tratamento depende da causa que origina a pleurisia, mas os sintomas podem ser aliviados com anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento da pleurisia.

2. Infecção

O que pode ser dor no pulmão

Infecções no pulmão, como tuberculose, pneumonia, infecção por fungos podem também causar dor no peito, manifestando-se sintomas como dificuldade para respirar, excesso de produção de muco, tosse com ou sem sangue, febre, arrepios e suores noturnos.

O que fazer

Em caso de suspeita de infecção no pulmão, deve-se ir imediatamente ao médico para evitar que o problema se agrave. Geralmente, o tratamento é feito com administração de antibióticos.

3. Asma

O que pode ser dor no pulmão

A asma é uma doença crônica dos pulmões que causa irritação e inflamação das vias aéreas e numa situação de ataque, pode causar dor no peito, chiado, falta de ar e tosse. Entenda o que é a asma.

O que fazer

Geralmente o tratamento da asma faz-se com remédios corticoides e broncodilatadores, que geralmente são usados para toda a vida. Além disso, existem outras formas de prevenir os ataques, como não ter animais dentro de casa, manter a casa limpa, evitar tapetes e cortinas e manter-se longe de fumadores. Saiba mais sobre o tratamento.

4. Embolia pulmonar

O que pode ser dor no pulmão

Também conhecida por trombose pulmonar, caracteriza-se pelo entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, devido a um coágulo, o que impede a passagem de sangue, causando a morte progressiva da região afetada, resultando em dor ao respirar e falta de ar. Além disso, a quantidade de oxigênio no sangue diminui, o que faz com que os órgãos do corpo possam ser afetados pela falta de oxigênio.

O que fazer

A pessoa que sofre de embolia pulmonar, deve ser assistida com urgência e o tratamento consiste geralmente na administração de anticoagulantes injetáveis, como heparina, por exemplo que vai ajudar a dissolver o coágulo, para que o sangue circule novamente. Além disso, também pode ser necessário tomar analgésicos para aliviar a dor no peito. Saiba mais sobre o tratamento para embolia pulmonar.

5. Atelectasia pulmonar

O que pode ser dor no pulmão

A atelectasia pulmonar caracteriza-se por uma complicação respiratória que impede a passagem de ar necessária, devido a um colapso dos alvéolos pulmonares, que geralmente ocorre devido a fibrose cística ou tumores e lesões no pulmão.

Esta condição pode causar dificuldade para respirar, tosse persistente e dor constante no peito. Saiba mais sobre a atelectasia pulmonar.

O que fazer

O tratamento depende da causa da atelectasia pulmonar e em casos mais graves pode ser necessário recorrer a cirurgia para limpar as vias aéreas ou mesmo remover a região afetada do pulmão.

6. Ansiedade 

O que pode ser dor no pulmão

Em situações de ansiedade ou de atques de pânico, algumas pessoas podem sentir dor no peito, por respirarem mais rapidamente, o que pode levar a um desequilíbrio entre a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono, podendo também ocorrer tonturas, dor de cabeça e dificuldades de concentração.

O que fazer

O melhor a fazer nestas situações é procurar um terapeuta, que ajudará a pessoa a resolver os problemas de ansiedade ou um médico que pode receitar remédios calmantes. Saiba mais sobre o tratamento.

7. Câncer

O que pode ser dor no pulmão

O câncer no pulmão pode causar dor no peito e pode estar associado a tosse com sangue, diminuição do apetite, perda de peso, falta de ar, dor nas costas e cansaço extremo. Saiba mais sobre os sintomas de câncer de pulmão.

O que fazer

O tratamento depende da fase em que está o câncer e geralmente consiste na realização de quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site