O que são Antioxidantes e onde encontrá-los na alimentação


Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer. Dentre os antioxidantes mais conhecidos está a vitamina C, que pode ser encontrada nos frutos cítricos como laranja, abacaxi e caju.

Os antioxidantes podem ser encontradas nos alimentos naturais, nos suplementos de vitaminas e minerais, e nos cremes de beleza e anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados pelo médico ou pelo nutricionista.

O que são e para que servem os Antioxidantes

Radicais livres e seus malefícios

Os radicais livres são moléculas instáveis no organismo, que buscam elétrons em células ou moléculas vizinhas para que possam passar a ser estáveis. Ao buscar esses elétrons nas células, por exemplo, ele acabam causando danos no seu funcionamento, podendo levar também a alterações no DNA.

Ao atingirem moléculas de colesterol no sangue, por exemplo, os radicais livres podem estimular o aparecimento de aterosclerose, por exemplo, que aos poucos leva ao entupimento dos vasos sanguíneos.

No entanto, os radicais livres vão sempre existir no organismo, mesmo em indivíduos saudáveis, pois eles são resultados das reações químicas do organismo. Ao respirar, por exemplo, produz-se radicais livres de oxigênio, que são os mais comuns no corpo.

Como os antioxidantes atuam

O que são e para que servem os Antioxidantes

Os antioxidantes atuam doendo o elétron que falta para os radicais livres, assim eles se tornam moléculas estáveis que não atingem as células ou outras moléculas importantes para o corpo.

Assim, eles contribuem para prevenir problemas como:

  • Envelhecimento
  • Doenças cardiovasculares;
  • Aterosclerose;
  • Câncer;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doenças pulmonares.

A dieta é uma importante fonte de antioxidantes, além de também poderem influenciar para o aumento de radicais livres. Uma alimentação equilibrada fornece mais antioxidantes do que estimula a produção de radicais livres, contribuindo para a saúde e para o retardo do envelhecimento.

Tipos de Antioxidantes

Existem dois tipos de antioxidantes:

  • Endógenos: são enzimas produzidas naturalmente pelo organismo que desempenham funções antioxidantes, e que são influenciadas por fatores como alimentação, estresse e sono. Com o avançar da idade, essa produção endógena diminui.
  • Exógenos: são vitaminas e sais minerais que vêm da dieta e que atuam como antioxidantes no organismo, sendo os principais as vitaminas A, C, E, os flavonoides, os carotenoides, o licopeno, o cobre, o zinco e o selênio.

Ao ter uma alimentação variada e rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, é possível obter boas quantidades de antioxidantes exógenos, que irão ajudar a manter a saúde e prevenir o envelhecimento.

Alguns exemplos de alimentos antioxidantes são tomate, acerola, laranja, morango, uvas, couve, agrião, brócolis, cenoura, sementes de chia e de linhaça, castanha do Pará e castanha-de-cajú. Veja a Lista dos melhores antioxidantes.

Antioxidantes em suplementos e produtos de cosmética

O que são e para que servem os Antioxidantes

Os antioxidantes também podem ser encontrados em suplementos nutricionais e em produtos de cosmética anti-envelhecimento. Alguns exemplos de remédios ricos em antioxidantes são os suplementos multi-vitamínicos, os de ômega-3, os de vitamina C e os de beta-caroteno. Veja mais sobre Antioxidantes em cápsulas.

Nos produtos de cosmética, os antioxidantes são utilizados principalmente para prevenir o envelhecimento precoce. Esses produtos normalmente usam mais de um tipo de antioxidante, muitas vezes aliado ao colágeno, pois isso aumenta os seus benefícios para a pele.

É importante lembrar que a suplementação de antioxidantes deve ser feita de acordo com orientação médica ou do nutricionista, e que uma alimentação saudável é necessária para que os efeitos benéficos dos antioxidantes sejam alcançados.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site