O que são tatuagens no olho e seus riscos para a saúde


A tatuagem no globo ocular consiste na injeção de tinta por baixo da superfície da parte branca do olho, que fica colorida com o tom selecionado. Assim, este tipo de tatuagem não serve para alterar a cor da íris, servindo apenas para colorir a região branca do olho.

Embora possa ter apelo estético para algumas pessoas, é uma técnica com bastantes riscos para a saúde, que incluem situações graves como:

  • Visão embaçada permanente;
  • Sensibilidade excessiva à luz;
  • Dor de cabeça constante;
  • Infecção do olho;
  • Sensação frequente de poeira no olho.

Estas complicações podem surgir até quando a tatuagem é bem feita e, por isso, sempre que possível, a tatuagem ocular deve ser evitada, já que é contraindicada pela maioria dos oftalmologistas.

Tatuagem ocular: O que é e Possíveis Riscos

Opções para substituir a tatuagem

A tattoo no globo ocular, além de perigosa, é permanente e, por isso, pessoas que não tenham a certeza absoluta de que querem colorir o olho devem optar por usar lentes de contato esclerais coloridas, que são maiores que as lentes normais e tapam todo o olho, produzindo um efeito semelhante mas temporário e seguro. Este tipo de lente só deve ser usado esporadicamente e até 6 horas por dia, para evitar riscos para a saúde do olho.

Como é a recuperação

Porém, para quem realizou o procedimento, alguns cuidados que podem ajudar a reduzir possíveis complicações incluem: A cicatrização completa do olho após a tatuagem dura entre 2 a 3 meses e, nesse período, é importante ter alguns cuidados como:

  • Usar os colírios hidratantes e antibióticos recomendados pelo profissional;
  • Manter os olhos limpos, especialmente após acordar, retirando remelas e secreções;
  • Não usar lentes de contato.

A cicatrização completa do olho após a tatuagem dura entre 2 a 3 meses.

Quem não deve fazer

Além de todos os riscos associados à técnica de tatuar os olhos, existem algumas contraindicações que incluem todas as pessoas com alterações na estrutura do olho, como glaucoma, catarata ou retinopatia, por exemplo.



Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site