Opções caseira para clarear a pele e cuidados durante o tratamento


O clareamento da pele deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista e pode ser feito com o uso de remédios caseiros como o óleo de rosa mosqueta, por exemplo, ou tratamentos estéticos como o peeling ou com luz pulsada.

No entanto, qualquer que seja o método escolhido para clarear a pele, é importante adotar alguns cuidados como evitar ficar muito tempo exposto ao sol e aplicar protetor solar todos os dias.

Tratamentos para clarear a pele

Existem vários tratamentos para clarear a pele, sendo o dermatologista o profissional mais indicado para recomendar o melhor tratamento. Os principais tratamentos para clarear a pele são: 

1. Peeling químico

Como clarear a pele: tratamento, opções caseiras e cuidados

O peeling químico é um tipo de tratamento estético que consiste na utilização de ácidos para queimar a parte mais externa da pele que está danificada, tornando a pele mais limpa, regenerada, clara e sem manchas. Normalmente são necessárias 10 sessões para que se tenha o resultado esperado. Saiba mais sobre o peeling químico.

O ácido mais frequentemente utilizado é o ácido glicólico, que é um tipo de ácido derivado da cana de açúcar que tem propriedades esfoliantes, hidratantes, clareadores, antiacneicas e rejuvenescedoras. A concentração do ácido glicólico no peeling varia de acordo com a necessidade e tipo de pele de cada pessoa, podendo ter efeito mais suave ou mais intenso. Veja para que serve o ácido glicólico e seus efeitos na pele.

2. Peeling de cristal

Como clarear a pele: tratamento, opções caseiras e cuidados

O peeling de cristal é um procedimento dermatológico que consiste na utilização de hidróxido de alumínio para remover a camada mais externa da pele, promovendo o rejuvenescimento e removendo as manchas provocadas pelo sol, acnes ou estrias. Esse procedimento deve ser feito no consultório dermatológico para que o médico possa verificar qual a intensidade necessária para tratar adequadamente o problema. Normalmente são recomendadas 3 sessões de peeling de cristal uma vez por semana. Saiba mais sobre o peeling de cristal.

3. Laser ou luz pulsada

Como clarear a pele: tratamento, opções caseiras e cuidados

O tratamento a laser ou com luz pulsada é feito a partir da emissão de jatos de luz que atuam nos pigmentos escuros da pele, destruindo-os e resultando em uma pele clara, uniforme e sem manchas causadas pelo sol ou acne, por exemplo. Veja quais são as contraindicações e riscos da luz pulsada.

4. Uso de cremes

Como clarear a pele: tratamento, opções caseiras e cuidados

O uso de cremes é importante para manter a pele hidratada, mas também podem diminuir as manchas ou evitar que apareçam. Os cremes são indicados pelo dermatologista e podem ser comprados em farmácias, e dentre os mais indicados estão o Clariderm, ​Melani-D, Demelan, Ácido Retinóico, Ácido Kojico, Hidroquinona ou Differin.

Além disso, os cremes com vitamina C, como Intensive Complex Vita C da Vitaderm ou o Improve C 20 da Dermage, atuam promovendo a uniformização da pele e, consequentemente, clareando-a.

Opções caseiras 

Para clarear a pele naturalmente, existem algumas soluções caseiras como:

  • Iogurte natural: O iogurte contém ácido lático que ajuda a clarear a pele, além de mantê-la hidratada. Basta aplicar um pouco de iogurte na região mais escura e deixar atuar por 20 minutos, lavando e hidratando a pele a seguir. Este é um excelente remédio caseiro para clarear a pele morena ou negra, por exemplo. Veja algumas receitas caseiras de esfoliante com iogurte;
  • Bepantol ou Hipoglós: Contêm vitamina A, que regenera, clareia e hidrata a pele. Para clarear a pele basta aplicar um pouco de bepantol ou hipoglós antes de dormir, todos os dias, deixando atuar durante a noite. Apesar de poderem ser utilizados em qualquer tipo de pele, esta solução caseira para clarear a pele com bepantol ou hipoglós é ótima para clarear a pele queimada do sol. Veja como preparar o creme caseiro de hipoglós e rosa mosqueta para clarear a pele;
  • Óleo de rosa mosqueta: promove a regeneração da pele, clareando e hidratando a pele. Basta aplicar o óleo na pele todos os dias. O óleo de rosa mosqueta é ótimo para clarear a pele manchada de acne, espinhas ou pelas estrias. Saiba quais são as propriedades do óleo de rosa mosqueta.

Não é recomendado clarear a pele do rosto com água oxigenada ou limão, pois podem provocar irritação ou queimaduras na pele. No entanto, a água oxigenada pode ser usada para clarear os pelos.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados que se deve ter durante o tratamento para clarear a pele do rosto ou do corpo são:

  • Evitar a exposição solar prolongada;
  • Passar um protetor solar com FPS acima de 30, principalmente no rosto, todos os dias;
  • Não usar desodorante ou cremes com álcool;
  • Preferir depilação com cera ou a laser do que com lâmina;
  • Usar roupas mais leves e menos coladas à pele;
  • Não espremer espinhas ou cravos.

Além disso, é importante limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o tipo de pele, de preferência indicados pelo dermatologista. Saiba também como clarear a axila e a virilha e uma opção de remédio caseiro para clarear os joelhos.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site