Para que serve o Coartem

0
20


O Coartem 20/120 é um remédio antimalárico que contém arteméter e lumefantrina, substâncias que ajudam a eliminar os parasitas da malária do corpo, estando disponível em comprimidos dispersíveis e revestidos, recomendados para o tratamento de crianças e adultos respetivamente, com uma infecção aguda de Plasmodium falciparum sem complicações.

O Coartem também é recomendado para o tratamento da malária adquirida em regiões onde os parasitas podem ser resistentes a outros medicamentos antimaláricos. Este remédio não é indicado para a prevenção da doença nem para o tratamento da malária grave.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais com apresentação de receita médica, especialmente no caso de adultos e crianças que precisam viajar para regiões com elevados casos de malária. Veja quais os principais sintomas de malária.

Coartem: remédio para malária

Como usar

Os comprimidos dispersíveis são mais indicados para recém-nascidos e crianças até aos 35 kg, já que são mais fáceis de ingerir. Estes comprimidos devem ser colocados em um copo com um pouco de água, deixando que se dissolvam e depois dar para a acriança beber, depois lavar o copo com uma pequena quantidade de água e dar para a criança beber, para evitar desperdiçar medicamento.

Os comprimidos que não são revestidos podem ser ingeridos com líquido. Tanto os comprimidos, como os comprimidos revestidos, devem ser administrados a uma refeição com alto teor de gordura, como por exemplo leite, da seguinte forma:

Peso Dose
5 a 15 kg

1 comprimido

15 a 25 kg

2 comprimidos

25 a 35 kg

3 comprimidos

Adultos e adolescentes com mais de 35 kg 4 comprimidos

A segunda dose do medicamento deve ser ingerida 8 horas após a primeira. Já as restantes devem ser ingeridas 2 vezes por dia, de 12 em 12 horas, até totalizar 6 doses desde a primeira.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer como uso deste remédio incluem perda de apetite, distúrbios do sono, dor de cabeça, tontura, batimento cardíaco acelerado, tosse, dor de estômago, náusea ou vômito, ores nas juntas e músculos, cansaço e fraqueza, contrações musculares involuntárias, diarreia, coceira ou erupção na pele.

Quem não deve usar

O Coartem não deve ser usado em casos de malária grave, em crianças com menos de 5 kg, pessoas com alergia ao arteméter ou à lumefantrina, grávidas nos primeiros três meses ou mulheres que pretendem engravidar, pessoas história de problemas cardíacos ou com níveis sanguíneos de potássio ou magnésio baixos.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here