Para que serve o Manjericão


​O manjericão é uma planta medicinal e aromática também conhecida como Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta.

O seu nome científico é Ocimum basilicum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados. O manjericão é um arbusto que pode chegar a 60 cm à 1 metro de altura com inúmeras folhas largas e muito aromáticas, que são amplamente usadas na cozinha italiana. A planta possui pequenas flores que podem ser lilás, brancas ou vermelhas. 

Benefícios do Manjericão, como usar e plantar
Benefícios do Manjericão, como usar e plantar

Benefícios do manjericão

O manjericão serve para:

  1. Ajudar no tratamento de tosse, catarro;
  2. Feridas;
  3. Problemas de estômago;
  4. Falta de apetite;
  5. Gases;
  6. Aftas;
  7. Dor de garganta;
  8. Rouquidão;
  9. Amigdalite;
  10. Náusea;
  11. Verruga;
  12. Prisão de ventre;
  13. Cólica;
  14. Ansiedade;
  15. Insônia;
  16. Enxaqueca e
  17. Picadas de insetos.

As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória.

Como consumir

As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores.  O manjericão combina perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas,  massas e queijos. 

Benefícios do Manjericão, como usar e plantar

Molho pesto de manjericão:

Bater no liquidificador os ingredientes:

  • 1 maço de manjericão fresco
  • 50g de amêndoas
  • 50g de parmesão
  • 2 colheres (sopa) de um bom azeite
  • 1 concha de água quente
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • Suco de meio limão (ou 1 inteiro, de acordo com sua preferência)
  • 1 dente de alho amassado

Chá de manjericão:

  • Adicionar 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, esperar amornar, coar e beber a seguir.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais do manjericão incluem reações alérgicas, e ele está contraindicado em altas doses durante a gravidez, em crianças com menos de 12 anos e em mulheres em fase de lactação.

Como plantar manjericão

O manjericão gosta de sol pleno, e prefere o solo fértil, bem drenado e que não acumula água, mas precisa de rega regular. Ele pode ser plantado em vasos de plantas ou terrenos bem adubados e não gosta de frio e geadas, nem calor excessivo, embora goste de sol. Ele não resiste à muita colheitas, com necessidade de replantio frequente. 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site