Para que serve o óleo de semente de uva e como usar

0
14


O óleo de semente de uva traz benefícios para a saúde como ser rico em tocoferol, que é a vitamina E, com alto poder antioxidante, e rico em gorduras insaturadas, que ajudam a regular o colesterol.

Ele é produzido a partir da prensagem a frio das sementes, que por serem pequenas rendem poucas quantidades de óleo. Assim, são necessários cerca de 200 kg de uva para produzir 1 litro de óleo, e por isso ele se torna mais caro que outros óleo vegetais. Veja a seguir seus principais benefícios e utilidades para a saúde:

4 Benefícios do Óleo de Semente de Uva

1. Melhorar o colesterol

Por ser rico em gorduras insaturadas, especialmente ômega-6, o óleo de semente de uva ajuda a regular o colesterol ruim. Além disso, por ter um alto teor de vitamina E, ele também atua como um antioxidante que previne a formação de placas de ateroma.

2. Fazer frituras mais saudáveis

O óleo de uva é uma boa opção para fazer pequenas frituras, refogar ou cozinhar os alimentos, pois ele é bastante estável a altas temperaturas, não perdendo qualidade e nem produzindo compostos tóxicos para o organismo. Veja os cuidados a serem tomados durante as frituras.

3. Hidratar a pele

Por ter propriedades umectantes, ele mantém a pele bem hidratada e previne a sua descamação. Além disso, por ser rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que atua na pele, ele também previne a formação de rugas, estrias, celulites, cicatrizes e o envelhecimento precoce.

4. Fortalecer e hidratar os cabelos

O óleo de semente de uva também é um potente hidratante para os cabelos, ajudando a prevenir as pontas duplas, a queda excessiva e os fios frágeis e quebradiços. Além disso, ele também ajuda a reduzir a caspa e manter o couro cabeludo hidratado.

Para usar nos cabelos, basta adicionar 1 colher de chá do óleo junto com o creme de massagem semanal, ou adicionar o óleo no momento que for passar o xampu nos cabelos, massageando bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Veja 7 hábitos que pioram a caspa.

Óleo de uva emagrece?

4 Benefícios do Óleo de Semente de Uva

O óleo de semente de uva não tem efeito comprovado para o emagrecimento, especialmente quando não é inserido em uma rotina de hábitos saudáveis, como se alimentar bem e fazer atividade física.

No entanto, o uso do óleo de uva em pequenas porções por dia ajuda a melhorar a saúde, equilibrar a flora e o trânsito intestinal e reduzir a inflamação no organismo, ações que naturalmente levam à perda de peso.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 1 colher de sopa do óleo de semente de uva:

Nutriente 1 colher de sopa (13 ml)
Energia 110 kcal
Carboidrato 0 g
Proteína 0 g
Gorduras 12 g
Gordura monoinsaturada 2,9 g
Ômega-9 2,3 g
Gordura poli-insaturada 8,3 g
Vitamina E 2,55 mg

O óleo de semente de uva pode ser encontrado em lojas de produtos cosméticos ou em lojas de produtos nutrição, podendo também ser encontrado em cápsulas.Em relação ao preço, este óleo custa cerca de R$ 15,00 reais para cada 100 ml de produto.

Para conhecer mais sobre óleos e gorduras, veja os tipos de azeite.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here