Pitiríase alba: sintomas, tratamento e pomadas

0
15


A pitiríase alba é um problema de pele que provoca o surgimento de manchas rosa ou avermelhadas na pele, que desaparecem e deixam uma mancha mais clara. Este problema afeta principalmente crianças e jovens adultos de pele escura, mas pode surgir em qualquer idade e raça.

Ainda não é conhecida uma causa específica para o surgimento da pitiríase alba, mas não é hereditária e, por isso, caso exista algum caso na família, não significa que outras pessoas possam ter.

Muitas vezes, a pitiríase alba tem cura, desaparecendo naturalmente, no entanto, as manchas claras podem se manter por alguns anos na pele, e piorar durante o verão devido ao processo de bronzeamento.

O que é a Pitiríase alba e Como tratar

Principais sintomas

O sintoma mais característico da pitiríase alba é o surgimento de manchas avermelhadas arredondadas que desaparecem em poucas semanas e deixam manchas mais claras na pele. Essas manchas surgem mais frequentemente em locais como:

  • Rosto;
  • Parte superior dos braços;
  • Pescoço;
  • Tórax;
  • Costas.

As manchas podem ser mais fáceis de identificar durante o verão, quando a pele está mais bronzeada e, por isso, algumas pessoas podem nem notar nos surgimento das manchas durante o resto do ano.

Além disso, em algumas pessoas, as manchas da pitiríase alba podem acabar por descamar e parecer mais secas que o resto da pele, especialmente durante o inverno.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da pitiríase alba normalmente é feito por um dermatologista apenas através da observação das manchas e avaliação do histórico dos sintomas, não sendo necessário qualquer tipo de teste ou exame mais específico.

Como é feito o tratamento

Não existe um tratamento específico para a pitiríase alba, uma vez que as manchas acabam por desaparecer sozinhas com o tempo. No entanto, caso as manchas fiquem vermelhas por muito tempo, o dermatologista pode receitar uma pomada com corticoide, como hidrocortisona, para reduzir a inflamação e aliviar a vermelhidão.

Além disso, caso as manchas fiquem secas, pode ser aplicado algum tipo de creme hidratante para peles extremamente secas, como os da Nivea, Neutrogena ou Dove, por exemplo.

Durante o verão é ainda aconselhado passar protetor solar, com fator de proteção 30 ou superior, na pele afetada sempre que for necessário ficar exposto no sol, para evitar que as manchas fiquem muito marcadas.

O que causa a pitiríase alba

Não existe uma causa específica para a pitiríase alba, mas acredita-se que surja devido a uma pequena inflamação da pele, não sendo contagiosa. Qualquer pessoa pode acabar desenvolvendo pitiríase, mesmo que não tenha qualquer histórico de problemas na pele.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here