Quais são as Causas da Artrose (e quem tem mais risco)

0
77


A artrose, conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença reumática crônica muito comum em indivíduos com mais de 65 anos de idade, caracterizada por um desgaste e, consequentemente, deformidades e alterações na função das articulações do corpo, frequente nos joelhos, coluna, mãos e quadril.

Apesar de suas causas ainda não estarem totalmente esclarecidas, sabe-se a osteoartrose ocorre devido à associação de diversos fatores, que estão relacionados a influências da genética, avançar da idade, alterações hormonais, distúrbios do metabolismo e inflamação, e é mais comum em pessoas que fazem esforço repetitivo, sofreram lesões na articulação ou que têm sobrepeso, por exemplo.

Esta doença causa dor na articulação afetada, além de rigidez e dificuldade de movimentar este local, sendo necessário realizar o tratamento indicado pelo médico com medicamentos, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia para aliviar os sintomas, já que não há uma cura definitiva. Entenda o que é a artrose e como afeta o corpo.

O que pode causar Artrose

Principais causas da artrose

Alguns fatores de risco que podem estar envolvidos na causa da artrose são: 

  • Predisposição genética;
  • Idade;
  • Uso repetitivo da articulação no trabalho ou ao praticar atividade física como ter que subir escadas de forma frequente ou carregar objetos pesados nas costas ou na cabeça;
  • Alterações hormonais que são mais frequentes após a menopausa e por isso as mulheres são mais afetadas;
  • Excesso de flexibilidade articular, como ocorre em caso de atletas de ginástica rítmica, por exemplo;
  • Traumatismo: Fraturas, torção ou pancada direta sobre a articulação, que pode ser acontecido há poucos meses ou anos;
  • Excesso de peso que aumenta a sobrecarga sobre a articulação;
  • Prática de exercício físico sem orientação profissional ao longo dos anos.

A artrose surge devido a um desequilíbrio nas células que formam a cápsula que compõe a articulação, e isto faz com que a articulação diminua e não consiga fazer corretamente o seu papel de evitar o contato entre os ossos.

Além disso, forma-se um processo inflamatório no local que atinge também os ossos, músculos e ligamentos da região, provocando uma degeneração e destruição progressiva da articulação.  

Como tratar a Artrose

O tratamento para artrose deve ser orientado pelo médico clínico geral, reumatologista ou geriatra, e pode incluir:

  • Uso de medicamentos que aliviam os sintomas como anti-inflamatórios, analgésicos, pomadas, suplementos alimentares ou infiltrações. Saiba quais são as opões de remédios para artrose;
  • Fisioterapia, que pode ser realizada com recursos térmicos, aparelhos e exercícios;
  • Cirurgia para retirada de parte do tecido comprometido ou para substituição da articulação por uma prótese, nos casos mais graves.

O tratamento também vai depender da gravidade da lesão que o indivíduo apresenta e das suas condições de saúde. Saiba mais sobre as principais formas de tratamento para a artrose.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here