Quantas horas de jejum para o exame de sangue

0
6


O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, por exemplo.

O tempo de jejum em horas depende do exame de sangue que será realizado, mas alguns exemplos são:

  • Glicemia: É recomendado que sejam feitas 8 horas de jejum para adultos e 3 horas para crianças;
  • Colesterol: Apesar de não ser mais obrigatório, é recomendado realizar jejum de 12 horas para que sejam obtidos resultados mais fiéis à condição da pessoa;
  • Níveis de TSH: É recomendado realizar jejum de pelo menos 4 horas;
  • Níveis de PSA: É indicado ficar em jejum de pelo menos 4 horas;
  • Hemograma: Não é necessário fazer jejum, pois neste exame apenas são avaliados componentes que não são alterados pela alimentação como o número de hemácias, leucócitos ou plaquetas. Saiba para que serve o hemograma.

Já nos casos de pessoas com diabetes que precisam fazer medidas da glicemia várias vezes ao dia, os horários e o tempo após alimentação devem ser orientados pelo médico durante a consulta.

Além disso, o tempo de jejum pode variar de acordo com o laboratório em que será realizado o exame, bem como quais os exames serão realizados no mesmo dia, e, por isso, é importante buscar orientação médica ou do laboratório acerca do tempo de jejum necessário.

Tempo de jejum recomendado para o exame de sangue

É permitido tomar água durante o jejum?

Durante o período de jejum é permitido beber água, no entanto só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado do exame.

Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.

Outros cuidados antes de fazer o exame

Na preparação para exame de sangue para glicemia ou colesterol, além do jejum é também importante não realizar atividades físicas 2 a 3 dias antes do exame. Já no caso do exame de sangue para dosagem do PSA, deve-se evitar a atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame, além de situações que possam aumentar os níveis de PSA, como andar de bicicleta e tomar alguns medicamentos, por exemplo. Saiba mais sobre o exame PSA.

Em todos os casos, no dia anterior ao exame de sangue, deve-se evitar fumar e beber bebidas alcoólicas, pois influenciam os resultados da análise, principalmente na dosagem da glicemia e dos triglicerídeos. Além disso, alguns remédios, como antibióticos, anti-inflamatórios ou a aspirina influenciam os resultados do exame de sangue, sendo importante indicar ao médico quais os remédios utilizados para que seja feita orientação quanto a suspensão, caso necessário, e para que sejam levados em consideração na hora da análise. o médico sobre os remédios habituais.

Veja também como entender os resultados do exame de sangue.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here