Remédios com efeito Relaxante Muscular


Miosan, Dorflex ou Mioflex são alguns remédios que contêm relaxante muscular e que podem ser usados em situações de tensão e dor muscular e nos casos de contraturas musculares ou torcicolos.

Estes remédios permitem a redução dos espasmos musculares causados pela dor aguda, o que acaba relaxando os músculos, facilitando os movimentos e reduzindo a dor. Assim, alguns dos remédios mais utilizados com efeito relaxante são:

  • Miosan: com Cloridrato de Ciclobenzaprina em sua composição, é indicado para lombalgias e torcicolos, por exemplo, podendo também ser usado nos casos de fibromialgia. Miosan pode ser tomada 2 a 4 vezes por dia, consoante a necessidade e de acordo com a indicação do médico. Saiba mais sobre este medicamento;
  • Dorflex: tem em sua composição o relaxante muscular Citrato de Orfenadrina e o analgésico Dipirona Sódica, sendo indicado para contraturas musculares e dor de cabeça tensional. Este medicamento deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia, consoante indicação médica;
  • Mioflex: tem em sua composição o analgésico Paracetamol, o relaxante muscular Carisoprodol e o anti-inflamatório Fenilbutazona, sendo indicado aliviar a dor e relaxar a musculatura em casos mais dolorosos como artrite reumatoide e osteoartrose por exemplo. Este remédio pode ser tomado 2 a 3 vezes por dia, sempre em dose mínima e com um intervalo de 6 a 8 horas entre doses.
  • Ana-Flex: tem em sua composição Dipirona e Citrato de orfenadrina e é indicado para tratar a contraturas musculares e dor de cabeça tensional. Ana-Flex deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia, conforme os sintomas sentidos e a indicação do médico.
Remédios com efeito Relaxante Muscular

Além destes medicamentos, se a rigidez nos músculos for muito dolorosa e persistente, o médico pode ainda receitar diazepam, também disponível com o nome comercial Valium, que além de relaxar o músculo, também é usado no tratamento da ansiedade e agitação e o médico pode, por isso, recomendá-lo para dormir melhor.

Para dormir bem, também é importante saber planear uma boa noite de sono. Veja como o pode fazer.

Quando tomar remédios para relaxar os músculos

Os remédios com efeito relaxante muscular devem ser usados em períodos de maior cansaço, quando houver muita tensão muscular ou em casos de contraturas com dor, torcicolos ou lombalgias por exemplo.

Porém, estes remédios apenas devem ser usados em último caso e sempre sobre indicação do médico ou farmacêutico. Além disso, à sua utilização deve ser associada a prática de exercício físico regular, que diminui o surgimento de contraturas musculares e alongamentos diários que ajudam a estender e alongar o músculos do corpo, especialmente importantes para quem trabalha sentado.

Solução natural para relaxar os músculos

Existem algumas formas naturais que permitem o relaxamento dos músculos e que podem ser usadas para aliviar a tensão e dor muscular, ajudando no tratamento de contraturas, torcicolos e lombalgias. Um bom remédio natural é usar uma compressa relaxante de alecrim e alfazema:

Compressa relaxante de alecrim e alfazema

Ingredientes:

  • 1 gota de óleo essencial de alecrim;
  • 1 gota de óleo essencial de alfazema;
  • 1 toalha.

Modo de preparo:

Molhar a toalha com água morna e colocar as gotas dos óleos. A toalha pode também ser umedecida primeiro com água fria e depois colocada no micro-ondas para aquecer durante 2 a 4 minutos. Este remédio caseiro também pode ser usado para tratar entorses. Veja como preparar em Remédio caseiro para entorse.

Remédios com efeito Relaxante Muscular

Além disso, tomar um banho de água bem quente, colocar uma bolsa de água quente na região dolorida e fazer massagens locais com óleos essenciais relaxantes como óleo essencial de laranja-amarga, são outras dicas que ajudam a aliviar as contraturas musculares, pois aliviam a dor e ajudam os músculos a relaxar.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site