Remédios para aliviar a ansiedade e opções naturais

0
12


O tratamento para a ansiedade pode ser realizado com psicoterapia e/ou medicamentos que podem ajudar a diminuir sintomas característicos, como ansiolíticos, antidepressivos ou beta-bloqueadores, por exemplo, que só devem ser usados se forem indicados pelo clínico geral ou psiquiatra. Além disso, podem também ser usados remédios naturais fitoterápicos à base de maracujá, valeriana, camomila ou hipericão, que ajudam a aliviar os sintomas.

A ansiedade é um estado psicológico que antecede momentos de perigo, e quando ocorre de forma excessiva acaba criando um estado de alerta e medo constantes que afetam a tranquilidade e causam sensações corporais desagradáveis, como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, transpiração excessiva, dores no corpo e desconforto abdominal. Saiba identificar o estresse e ansiedade e conheça as suas consequências para o organismo.

Melhores remédios para Ansiedade

Principais remédios

Na presença de sinais e sintomas que indiquem ansiedade, é importante procurar acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para que sejam identificadas as suas causas e indicados as melhores formas de tratamento, que devem começar pela realização de psicoterapia e só se necessário recorrer a medicamentos.

Existe uma variedade de medicamentos que podem ser usados para tratar a ansiedade, o que vai depender do tipo de transtorno de ansiedade que a pessoa tem ou da presença ou não de outros transtornos mentais ou físicos.

Alguns exemplos de remédios de farmácia para ansiedade são:

1. Antidepressivos

Alguns tipos de antidepressivos podem ajudar a controlar a ansiedade, mesmo que as pessoas não apresentem sintomas de depressão. Estudos comprovam que quando as pessoas estão a passar por problemas de ansiedade, algumas alterações ocorrem nos neurotransmissores do cérebro, como a serotonina, noradrenalina e dopamina.

Ao se iniciar o tratamento com estes medicamentos, é importante levar em consideração que o início da ação ansiolítica é gradual. Exemplos de antidepressivos usados no tratamento da ansiedade são a imipramina, sertralina, paroxetina ou venlafaxina, por exemplo.

2. Benzodiazepinas

Também chamados de tranquilizantes ou ansiolíticos, esta classe de medicamentos é muitas vezes prescrita em casos de ansiedade, durante um curto período de tempo. Estes remédios ajudam a pessoa a relaxar e reduzem a tensão, mas não são recomendados para um uso prolongado, devido aos seus efeitos aditivos e por reduzirem o estado de alerta e afetarem a coordenação.

Exemplos de benzodiazepinas usadas no tratamento da ansiedade são o lorazapam, bromazepam, diazepam ou clonazepam, por exemplo.

3. Buspirona

A Buspirona pertence a uma classe de substâncias ativas ansiolíticas, as azapironas, que não acarreta riscos de abuso, dependência ou abstinência, nem interage com outros remédios hipnôticos ou álcool. Além disso, esta substância também não apresenta sedação ou alterações a nível psicomotor.

4. Beta-bloqueadores

Embora tenham menor eficácia em relação aos medicamentos descritos anteriormente, os beta-bloqueadores podem ser úteis em pessoas com sintomas somáticos intensos. Estes medicamento têm ação peroférica, reduzindo a influência da perceção dos sintomas somáticos periféricos, como tremores e batimentos cardíacos acelerados, nos sintomas cognitivos da ansiedade. 

Uma vantagem dos β-bloqueadores em relação às benzodiazepinas é a menor incidência de prejuízos cognitivos. Exemplos de beta-bloqueadores usados na ansiedade são o propranolol, oxprenolol e nadolol.

5. Anti-histamínicos

Embora sejam menos usados, existem alguns anti-histamínicos que também têm bons resultados no tratamento de sintomas ansiosos. Entre eles, o mais usado é a hidroxizina, um antagonista H1.

Melhores remédios para Ansiedade

Opções de remédios naturais para ansiedade

Algumas das principais formas naturais para controlar a ansiedade incluem:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano, como a banan e o chocolate, por exemplo. Veja mais alimentos;
  • Praticar exercícios físicos de baixa intensidade como caminhada, pilates ou yoga. Veja outras formas de acalmar a mente com exercícios;
  • Utilizar remédios caseiros, como suco de maracujá, vitamina de banana, chá das folhas do maracujá, chá de brócolis, chá de erva cidreira ou melissa, chá de ervas de são joão ou hipericão, por exemplo, pois são ricos em princípios ativos calmantes e ansiolíticos. 

Além disso, tabém é recomendado investir em métodos de relaxamento, como meditação, conversas com amigos ou técnicas de respiração, por exemplo, que ajudam muito no controle dos sintomas. Confira, também, outras dicas para ajudar a controlar a ansiedade.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here