Rimonabanto para emagrecer – Tua Saúde

0
16


O rimonabanto conhecido comercialmente como Acomplia ou Redufast, é um remédio que era utilizado para emagrecer, com ação no sistema nervoso central diminuindo o apetite.

Este medicamento atua bloqueando receptores no cérebro e órgãos periféricos, diminuindo a hiperatividade do sistema endocanabinoide, resultando na diminuição do apetite, na regulação do peso corporal e no equilíbrio energético, bem como no metabolismo dos açúcares e gorduras, ajudando assim a emagrecer.

Apesar da sua eficácia, a venda destes medicamentos foi suspensa devido ao aumento do risco de se desenvolverem complicações psiquiátricas.

Rimonabanto para emagrecer

Modo de uso

O modo de uso do rimonabanto é de 1 comprimido de 20 mg diariamente, pela manhã antes do café da manhã, por via oral, tomado inteiro, sem ser quebrado ou mastigado. O tratamento deveria ser acompanhado por uma dieta baixa em calorias e um aumento do nível de atividade física.

A dose recomendada de 20 mg por dia não deveria ser excedida, devido ao risco aumentado de ocorrência de eventos adversos.​

Mecanismo de ação

O Rimonabanto é um antagonista dos receptores canabinoides e atua bloqueando um tipo específico de receptores canabinoides denominados CB1, que se encontram no sistema nervoso e fazem parte do sistema que o organismo utiliza para controlar a ingestão de alimentos. Estes receptores estão também presentes nos adipócitos, que são as células do tecido adiposo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem ser causados por este medicamento são náuseas e infecções do trato respiratório superior, desconforto do estômago, vômitos, distúrbios do sono, nervosismo, depressão, irritabilidade, vertigens, diarreia, ansiedade, comichão, sudorese excessiva, câimbras ou espasmos musculares, fadiga, manchas negras, dor e inflamação nos tendões, perda de memória, dor nas costas, sensibilidade alterada nas mãos e pés, fogachos, gripe e luxação, sonolência, suores noturnos, soluços, raiva.

Além disso, podem também ocorrer sintomas de pânico, inquietação, perturbações emocionais, pensamentos suicidas, agressividade ou comportamento agressivo.

Contraindicações

Atualmente, o ribonabanto está contra-indicado em toda a população, tendo sido retirado do mercado devido aos seus efeitos colaterais.

Durante a sua comercialização, o seu uso não era recomendado em mulheres grávidas, durante a amamentação, em crianças com menos de 18 anos, pessoas com insuficiência hepática ou renal ou com alguma perturbação psiquiátrica não controlada.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here