Saiba para que serve o exame de DNA

0
17


O teste de DNA é feito com o objetivo de analisar o material genético da pessoa, identificando possíveis alterações no DNA e verificando a probabilidade do desenvolvimento de algumas doenças. Além disso, o teste de DNA utilizado nos testes de paternidade, podendo ser feito com qualquer material biológico, como saliva, fios de cabelo ou saliva. Saiba em que consiste o aconselhamento genético.

O preço do exame vaira de acordo com o laboratório em que é realizado, objetivo e marcadores genéticos avaliados, podendo custar entre R$400 e R$1000,00 e o resultado pode ser liberado em 24 horas, quando o objetivo é avaliar o genoma total da pessoa, ou algumas semanas quando o teste é feito para verificar o grau de parentesco.

Exame de DNA: como funciona e quanto custa

Para que serve

O exame de DNA pode identificar possíveis alterações no DNA da pessoa, podendo indicar a probabilidade do desenvolvimento de doenças e a chance de ser transmitida para as futuras gerações, além de ser útil para saber suas origens e seus ancestrais. Assim, algumas doenças que o teste de DNA pode identificar são:

  • Vários tipos de câncer;
  • Doenças cardíacas;
  • Alzheimer;
  • Diabetes tipo 1 e tipo 2;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Intolerância à lactose;
  • Mal de Parkinson;
  • Lúpus.

Além disso, o exame de DNA é usado para verificar o grau de parentesco entre pai e filho. Para isso, é preciso de uma amostra biológica do suposto filho, mãe e pai, mas também pode ser feito durante a gravidez. Saiba como é feito o teste de paternidade.

Como é feito

O teste de DNA pode ser feito a partir de qualquer amostra biológica, como sangue, fios de cabelo, esperma ou saliva, por exemplo. No caso do teste de DNA realizado com sangue, é necessária que a coleta seja realizada em um laboratório de confiança e a amostra seja enviada para a análise.

No entanto, existem alguns kits para coleta domiciliar que podem ser adquiridos pela internet ou em alguns laboratórios. Nesse caso, a pessoa deve esfregar o cotonete contido no kit na parte interna das bochechas ou cuspindo dentro de um recipiente próprio e enviar ou levar a amostra para o laboratório.

No laboratório, são realizadas análises moleculares para que possa ser analisada toda a estrutura do DNA humano e, assim, verificar possíveis alterações ou compatibilidade entre as amostras, no caso da paternidade, por exemplo. Conheça as principais técnicas moleculares.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here