Saiba por que rir é o melhor remédio

0
73


A terapia do riso, também chamada de risoterapia, é uma terapia alternativa complementar que tem como objetivo promover o bem-estar mental e emocional por meio do riso. Dar risadas promove a liberação de endorfina, que é popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, melhorando, assim, o humor, diminuindo o estresse e melhorando a defesa do organismo, já que está relacioanda à concentração de endorfinas no organismo. Veja como aumentar a liberação de endorfina.

Sorrir de forma autêntica e gargalhar são as melhores formas de aumentar a produção não só de endorfina, mas também de serotonina, melhorando o humor e a maneira como se lida com as situações do dia a dia. A risoterapia pode ser praticada tanto em grupo, como com os amigos conversando e relembrando de histórias engraçadas, ou até mesmo sozinho assistindo filmes engraçados, por exemplo. Saiba para que serve a serotonina.

Esse tipo de terapia tem sido muito utilizada nos hospitais, sendo conhecida por palhaçoterapia, e é praticada por estudantes ou profissionais da área de saúde, em sua grande maioria, que busca melhorar a auto-estima de pessoas que estejam passando por situações difíceis relacionadas à saúde, além de permitir que essas pessoas encarem o tratamento, por exemplo, de forma mais positiva.

Terapia do riso: o que é e benefícios

Benefícios da terapia do riso

Além de auxiliar no tratamento de diversas doenças, aumentando as chances de melhora, dar risadas possui vários outros benefícios como por exemplo:

  • Melhora o humor, diminuindo o estresse e garantindo o bem-estar;
  • Aumenta a auto-estima e o pensamento positivo;
  • Aumenta a energia;
  • Ajuda no combate da depressão e ansiedade;
  • Melhora a imunidade, já que devido ao aumento da produção de endorfina as toxinas são eliminadas mais facilmente, deixando a pessoa mais saudável;
  • Ajuda a lidar com situações difíceis do dia a dia;
  • Permite o esquecimento dos problemas, pelo menos por um momento, permitindo o relaxamento;
  • Deixa a mente mais leve o que favorece o melhor convívio com as pessoas.

A risoterapia pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, o que traz mais benefícios, já que a risada consegue unir as pessoas, aumentando e fortalecendo laços afetivos, além de diminuir a sensação de medo de ser julgado pelo o que disser ou fazer. Veja também o que fazer para melhorar o humor.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here