Saiba se estalar o pescoço é perigoso

0
77


Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço. 

Sentir que se precisa estalar o pescoço, pode ser um resultado de hipermobilidade, que é quando as articulações têm uma amplitude de movimento superior ao normal. Quando se estala o pescoço com muita frequência, os ligamentos das articulações podem ficar esticados permanentemente, havendo maior risco de desenvolver osteoartrite. Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar a osteoartrite.

Além disso, o pescoço contém muitos vasos sanguíneos importantes, que podem ser perfurados, quando se estala o pescoço com muita força ou com muita frequência, podendo também ocorrer coagulação sanguínea nesses vasos, o que pode ser perigoso, pois bloqueia o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Estalar o pescoço faz mal?

O que acontece ao estalar o pescoço

Quando se estala o pescoço, as articulações esticam, deixando que pequenas bolhas de gases que se encontram no líquido que as lubrificam, se libere bruscamente, causando o ruído. Isto faz com que estalar o pescoço pareça liberar a pressão no local.

Veja também o que acontece quando se estalam os dedos e como evitar que isso aconteça.

Porque se sente alívio ao estalar o pescoço

Estudos comprovam que ter o pescoço estalado por um fisioterapeuta pode ter um efeito mental positivo, porque muitas pessoas associam sons estridentes à liberação de pressão e ao ajuste bem-sucedido de uma articulação.

Além disso, estalar o pescoço libera endorfinas na região das articulações do local, que são substâncias que ajudam a controlar a dor e dá uma sensação de satisfação e prazer.

Quando ir ao fisioterapeuta

As pessoas que estalam o pescoço regularmente, e nunca se sentem satisfeitas, podem necessitar tratamento para realinhar suas articulações, o que pode ajudar a diminuir a vontade de estalar o pescoço o tempo todo.

Além disso, estas pessoas também devem ir ao médico caso notem qualquer inchaço incomum no pescoço, que pode ser um sinal de acúmulo de líquido, lesão ou infecção, caso sintam dor na articulação do pescoço, especialmente dor crônica que não tem nenhuma causa aparente ou caso as articulações comecem a ficar menos móveis devido à idade ou a uma condição como osteoartrite.

Assista ainda ao vídeo seguinte e veja porque não se deve também estalar os dedos e o que se pode fazer para o evitar:

Imagem ilustrativa do vídeo: Porquê Parar de Estalar os Dedos
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here