Sensação de cisco no olho: Como tirar


Para tirar o cisco no olho, deve-se lavar com bastante água corrente ou soro fisiológico, evitando esfregar o olho. O líquido tende a levar o cisco para uma região com menor sensibilidade para assim ser retirado com um dedo ou um cotonete.

Um pequeno cisco nos olhos pode causar muito incomodo, porque existem muitas terminações nervosas no olho e, por isso, um pequeno cisco pode parecer um grande corpo estranho dentro do globo ocular, quando na maior parte dos casos não é.

Um motivo pelo qual é importante não coçar o olho, quando entra um cisco, é porque ele pode arranhar a córnea, a parte mais anterior e exposta do olho e, além de causar mais incômodo e dor, pode também provocar uma infecção na córnea, por um arranhão, que a expõe a diversos microrganismos.

Como tirar cisco do olho

E se não conseguir tirar o cisco com água?

Caso o cisco não seja removido com lavagem com água ou soro fisiológico, deve-se tentar inspecionar o olho, depois de lavar bem as mãos, e tentar perceber a sua localização. Para isso, deve-se olhar para baixo e para cima e para a direita e para a esquerda, com a ajuda de um espelho de forma a localizar o cisco, que pode estar no olho, ou nas pálpebras.

Se o cisco for localizada, deve ser eliminado gentilmente com a ajuda de um cotonete ou de um lenço úmido. Caso não se consiga remover gentilmente o cisco, deve-se ir imediatamente ao médico, de forma a evitar lesões mais graves.

Depois disto, deve-se evitar tocar nos olhos com as mãos e as pessoas que usam lentes de contacto devem suspender a sua utilização, até que o olho melhore ou até se sentirem confortáveis. Veja como preparar um remédio caseiro para aliviar a irritação ocular.

E se a sensação de cisco no olho persistir?

Algumas vezes, depois de lavar o olho, a sensação de incômodo pode persistir, mesmo depois de eliminar o cisco. Isto acontece porque o cisco pode ter causado irritação na córnea na tentativa de o eliminar. Para diminuir o desconforto, a pessoa deve manter o olho fechado algum tempo, evitando a exposição direta à luz, o que pode ajudar a acalmar a irritação.

No entanto, esta sensação pode-se dever ao facto de o cisco ainda não ter sido eliminado e nestes casos, o ideal é pedir ajuda de alguém ou mesmo ir ao oftalmologista, que irá remover o cisco e também poderá prescrever remédios que aliviam a dor, a irritação e a inflamação.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site