Sinais de problemas no Coração


As doenças cardíacas podem ser suspeitadas por meio de alguns sintomas, como por exemplo falta de ar, cansaço fácil, palpitações ou taquicardia, inchaço nos tornozelos e dor no peito, sendo recomendado ir ao cardiologista caso os sintomas sejam persistentes e pregressivos.

A maioria das doenças cardíacas não surge de repente, mas sim desenvolvem-se ao longo do tempo muitas vezes sem apresentar sintomas. Boa parte das doenças cardíacas só são descobertas após exames de rotina, como o eletrocardiograma (ECG) ou teste de esforço, por exemplo. Quando há sintomas, normalmente é indicativo de que a doença já se encontra em um estágio mais avançado, sendo necessário tratar rapidamente.

Sintomas de doença do Coração

Sintomas de problemas no coração

As pessoas com maior propensão para desenvolverem as doenças do coração são as pessoas sedentárias, obesas, que possuem colesterol alto, diabetes ou que possuem histórico de doenças cardíacas na família. Faça o teste seguinte para verificar a possibilidade de ter problemas cardíacos:

É importante que as pessoas que estão dentro dos fatores de risco para doenças cardíacas seja acompanhado regularmente pelo cardiologista e realize exames periódicos, além de ter atenção especial à saúde, melhorando os hábitos alimentares e praticando atividades físicas.

Como confirmar as doenças do coração

Assim que surgirem os primeiros sintomas de doenças cardíacas, é importante ir ao cardiologista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento seja iniciado o mais breve possível.

A confirmação de problemas no coração deve ser feita pelo médico por meio de exames que permitem avaliar a forma e função do coração, como raio-X de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste do esforço, por exemplo. Além disso, o cardiologista pode recomendar a realização de exames laboratoriais, como a dosagem de troponina, mioglobina e CK-MB, que podem estar alterados durante um infarto, por exemplo. Conheça mais sobre os exames para avaliar a função do coração.

Como prevenir doenças cardíacas

Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site