Síndrome de Paris: sintomas e tratamento

0
9


A Síndrome de Paris é um distúrbio psicológico raro e transitório, que se caracteriza pela manifestação de variados sintomas como ansiedade, neurose, alucinações, entre outros, que afeta os turistas que visitam paris ou outros países da europa, sendo muito frequente em japoneses.

Esta síndrome poder ser causada pelas elevadas expetativas criadas em relação ao local para onde se viaja ou devido ao choque cultural, por exemplo. O tratamento consiste geralmente no apoio psicológico da pessoa, por um psicologo ou psiquiatra.

O que é a Síndrome de Paris

Quais os sintomas 

Os sintomas mais comuns que se manifestam em pessoas que sofrem de síndrome de Paris são alucinações, aumento da pressão arterial, paranoia, tontura, neurose, estado agudo de delírio, sentimentos de perseguição, destorção da realidade, despersonalização, ansiedade, aumento dos batimentos cardíacos e aumento do suor.

Possíveis causas

Ainda não se sabe ao certo o que causa este transtorno, no entanto, algumas das causas que podem estar na origem desta síndrome são:

  • Dificuldade no idioma da país de destino, porque geralmente os japoneses não têm formação na língua francesa;
  • Estresse causado pelo choque cultural, devido à grande diferença de comportamento a nível da comunicação e de socialização entre os franceses ou os restantes europeus em relação aos japoneses, que são geralmente mais formais;
  • Cansaço causado pelas viagens e e Jet Lag. Veja como lidar com o Jat Lag para descansar e dormir melhor;
  • Resultado de um distúrbio mental latente;
  • Ter expetativas muito elevadas em relação ao local para onde se vai viajar e deparar-se com uma realidade completamente diferente.

A cidade de Paris é ainda muito idealizada como a cidade do amor, da luz, de grande beleza e cultura, no entanto, é um local onde os turistas chegam e se deparam com muito ruído, elevada densidade populacional, sujidade, poluição, entre outros.

Assista ao vídeo seguinte e veja algumas dicas que podem ajudar a que a sua viagem seja uma experiência mais positiva:

Imagem ilustrativa do vídeo: 10 DICAS para SOBREVIVER À VIAGEM

Como é feito o tratamento

Caso a pessoa apresente sinais e sintomas característicos desta síndrome, deve dirigir-se a um hospital para poder ser avaliada pelo medico, que pode receitar algum remédio para atenuar os sintomas.

Quando a pessoa regressar ao seu país, deve procurar acompanhamento psicológico como um psicoterapeuta ou mesmo um psiquiatra.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here