Sintomas que podem indicar alterações na Tireoide

0
18


As Alterações na Tireoide podem causar diversos sintomas, que se não forem bem interpretados podem passar despercebidos e o problema pode continuar se agravando. Quando o funcionamento da tireoide se encontra alterado, esta glândula pode estar funcionando de forma exagerada, também conhecido como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, o que também é conhecido como hipotireoidismo.

Enquanto que o hipertireoidismo pode causar sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração, e emagrecimento, o hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo. Porém, existem alguns sintomas gerais que pode estar atento, pois podem indicar problemas ou alterações no funcionamento da sua glândula da tireoide como:

1. Desconforto na garganta e no pescoço

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida dor, desconforto ou a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, pode ser indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Assim que notar qualquer alteração relacionada à tireoide, é importante ir ao clínico geral ou endocrinologista para que sejam feitos exames de diagnóstico. Saiba como fazer o autoexame da tireoide para identificar qualquer tipo de alteração.

2. Dificuldades de concentração e esquecimentos

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

Sentir que está constantemente com a cabeça fora do lugar, tendo muitas vezes dificuldades de concentração ou esquecimentos constantes, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide, podendo a falta de concentração ser um sinal de hipertireoidismo e o esquecimento um sinal de hipotireoidismo. Veja os sintomas de hipertireoidismo.

3. Queda de cabelo e pele seca

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

A perda de cabelo é normal especialmente no outono e primavera, porém se esta perda de cabelo se torna muito pronunciada ou se prolonga para além destas épocas, isso pode indicar que tem alguma alteração no funcionamento da tireoide. Além disso, a pele seca e pode haver coceira, podendo ser indicativo de problemas na tireoide, principalmente se esses sintomas não estiverem relacionados com o tempo frio e seco.

4. Aumento ou perda de peso

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

O aumento de peso sem razão aparente, especialmente se não houve alterações na dieta ou nas atividades do dia a dia, é sempre preocupante e pode ser causado pelo hipotireoidismo, onde a glândula da tireoide está funcionando pouco e desacelera todo o organismo. No entanto, também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, que pode ser relacionada ao hipertireoidismo e à presença da Doença de Graves, por exemplo. Veja todos os sintomas aqui.

5. Sonolência, Cansaço e Dores Musculares

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

Sonolência, cansaço constante e um aumento do número de horas que dorme por noite podem ser um sinal de hipotireoidismo, que desacelera as funções do corpo e provoca uma sensação de fadiga constante. Além disso, dores musculares ou formigamentos sem explicação também podem ser outro sinal, pois a falta de hormônio da tireoide pode danificar os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do seu corpo, provocando formigamentos e pontadas no corpo.

6. Alterações de Humor e Prisão de Ventre

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

O déficit ou o excesso de hormônios da tireoide no organismo pode provocar alterações de humor, podendo o hipertireoidismo provocar irritabilidade, ansiedade e agitação, enquanto que o hipotireoidismo pode causar tristeza constante ou depressão, devido à alteração dos níveis de serotonina no cérebro.

Além disso, alterações no funcionamento da tireoide também podem causar dificuldades na digestão e prisão de ventre, que não consegue ser resolvida com a alimentação e prática de exercício físico.

7. Palpitações e Pressão alta

7 Sinais que podem indicar problemas na Tireoide

As palpitações que fazem por vezes sentir a pulsação no pescoço e pulso, podem ser um sintoma que indica que a tiroide não esta funcionando como deveria. Além disso, a pressão alta pode ser outro sintoma, especialmente se não melhora com a prática de exercício físico e dieta, podendo o hipotireoidismo também causar um aumento dos níveis de mau colesterol no corpo.

Além destes sintomas, a perda de desejo sexual e falta de libido também podem ser um indício de que a sua tireoide esta funcionando pouco, bem como o aumento de peso, perda de cabelo e dores musculares.

Caso qualquer um desses sintomas seja percebido, é importante que consulte um endocrinologista logo que possível, para que este possa pedir a realização de exames de sangue que medem os níveis do hormônio da tireoide no organismo ou de um ultrassom da tireoide para verificar a existência e tamanho de possíveis nódulos.

Como tratar as alterações da Tireoide

O tratamento para problemas da tireoide, como tireoide inflamada ou alterada, incluem o uso de remédios, que regulam a função da tireoide ou a realização de cirurgia para retirada da glândula, sendo necessário fazer terapia de reposição hormonal por toda a vida. Veja que remédios são usados no tratamento de problemas na tireoide.

Assista no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar:

Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentação para Problemas na Tireoide

Alterações da tireoide na gravidez 

Quem tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo pode ter mais dificuldade para engravidar e tem maior risco de ter aborto espontâneo e baixo Q.I. no bebê, na mulher há uma maior risco de eclampsia, parto prematuro e placenta prévia.

Normalmente quem está tentando engravidar deve conseguir normalizar os valores da tireoide com o uso de medicamentos indicados pelo endocrinologista e manter o devido controle durante a gestação para diminuir as chances de complicações. 

Adequar a alimentação e recorrer ao uso de chás preparados com plantas medicinais também pode ajudar a controlar o funcionamento desta glândula. Veja o que comer para regular a tireoide.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here