Soluço persistente no bebê: saiba por que acontece

0
10


O soluço constante no bebê é aquele que dura mais que 1 dia e que normalmente atrapalha a alimentação, o sono ou a amamentação, por exemplo. O soluço no bebê é comum devido ao fato dos músculos torácicos ainda estarem em desenvolvimento, no entanto quando é frequente, pode ser indicativo de infecções ou inflamações, por exemplo, sendo importante ir ao pediatra para que seja iniciado o tratamento adequado.

Algumas das possíveis causas dos soluços persistentes são objetos no ouvido que entram em contato com o tímpano estimulando o nervo vago, faringites ou tumores que entram em contato com o nervo estimulando-o. Seja qual for a causa, ela deve ser eliminada para que o soluço seja curado. No caso do bebê, os soluços são mais comuns de acontecerem devido à entrada de muito ar no organismo durante as mamadas. Veja quais são as causas de soluço constante.

O que pode ser o soluço constante no bebê e o que fazer

O que pode ser

O soluço no bebê é muito comum devido à imaturidade e pouca adaptação dos músculos torácicos e diafragma, fazendo com que sejam facilmente irritados ou estimulados resultando em soluço. Outas possíveis causas de soluço no bebê são:

  • Entrada de ar durante a amamentação, o que leva ao acúmulo de ar no estômago;
  • Alimentação em excesso do bebê;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Infecções no diafragma ou músculos torácicos;
  • Inflamações.

Apesar de ser uma situação comum e que normalmente não representa risco para o bebê, caso o soluço seja constante e atrapalhe a amamentação, alimentação ou sono, é importante levar o bebê ao pediatra para que seja investigada a causa e, assim, possa ser iniciado o tratamento, caso haja necessidade.

O que fazer

Caso o soluço seja persistente, é importante buscar orientação do pediatra para que sejam tomadas as atitudes mais indicadas para cada caso. Para evitar o soluço ou aliviar, é observar a posição do bebê na hora da mamada para evitar que o bebê engula muito ar, saber a hora do bebê parar e colocar o bebê em pé após as mamadas, por exemplo. Saiba o que fazer para parar o soluço do bebê.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here