Tai Chi Chuan para iniciantes: confira os benefícios e por que começar

0
99


Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.

Esta prática estimula tanto a parte física quanto mental. Os seus principais benefícios são:

  1. Aumentar a vitalidade, com mais disposição e energia para o dia-a-dia;
  2. Fortalecer os músculos;
  3. Melhorar o equilíbrio;
  4. Aumentar a concentração;
  5. Diminuir a tensão muscular;
  6. Melhorar a flexibilidade das articulações;
  7. Aliviar o estresse e combater a depressão;
  8. Equilibrar as emoções;
  9. Estimular o convívio social;
  10. Estimular o sistema nervoso e imunológico.

O Tai Chi pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo recomendado utilizar calçados macios e roupas confortáveis, que não atrapalhem a realização dos movimentos. Também pode ser praticado em qualquer local, mas de preferência ao ar livre. 

10 Benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde e como praticar

Esta prática é também conhecida como meditação em movimento, e é muito realizada tanto como um esporte de defesa pessoal, mas também para fins terapêuticos, pois seus exercícios trazem benefícios como corrigir a postura, o equilíbrio e a força, além de harmonizar as emoções e combater doenças mentais como ansiedade e depressão.

O Tai Chi Chuan é uma das artes marciais mais simples e fáceis de fazer, podendo ser praticada por qualquer pessoa e iniciada em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos.

Benefícios do Tai Chi Chuan para idosos

O Tai Chi Chuan é um exercício ideal para idosos, pois é uma arte marcial de baixo impacto e que não tem restrições, trazendo diversos benefícios como evitar a perda de força muscular, aumentar a força dos ossos e melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, diminuindo o risco de quedas e de fraturas. Saiba o que o idoso deve fazer para evitar a perda de massa muscular.

Esta arte marcial também é uma atividade física que diminui as dores provocadas pelas artrites, artroses e contraturas musculares. A saúde do coração também pode ser melhorada com esta prática, que, além disso, traz benefícios para a saúde psicológica, melhorando o bem-estar, a serenidade e a tranquilidade.

Confira também outros exercícios físicos que são ótimos para a saúde do idoso.

Como começar a praticar

O Tai Chi Chuan é praticado com a combinação de movimentos, que têm o objetivo de promover a circulação da energia vital do corpo, chamada de Chi Kung. Estes movimentos devem ser realizados de maneira fluida e em um estado de plena atenção mental. 

Assim, a prática envolve a combinação entre respiração, movimentos de artes marciais, como socos e chutes, e a concentração da mente. É possível praticar esta arte marcial sozinho ou, preferencialmente, orientado por um profissional em aulas de grupo. 

A habilidade dos movimentos é alcançada aos poucos, por isso é necessário praticar com regularidade. Geralmente, o Tai Chi Chuan é praticado com um ritmo lento, para que se consiga fazer os movimentos com precisão, e à medida que se torna mais experiente, é possível praticar com mais velocidade. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here