Tarfic pomada: para que serve e como usar


O Tarfic é uma pomada com tacrolimo monoidratado na sua composição, que é uma substância que consegue alterar a resposta imune natural da pele, aliviando a inflamação e outros sintomas como vermelhidão, urticária e coceira, por exemplo.

Esta pomada pode ser comprada nas farmácias convencionais, após apresentação de receita médica, com as concentrações de 0,03 ou 0,1% em bisnagas de 10 ou 30 gramas, por um preço que pode variar entre 50 e 150 reais.

Tarfic: pomada para dermatite atópica

Para que serve

A pomada Tarfic está indicada para o tratamento de dermatite atópica em pessoas que não apresentam boa resposta ou são intolerantes aos tratamentos convencionais e para o alívio dos sintomas e controle dos surtos de dermatite atópica. Saiba o que é e como identificar a dermatite atópica.

Além disso, também é utilizada para a manutenção do tratamento de dermatite atópica, para prevenção de surtos dos sintomas e para prolongar os intervalos livres de surtos em pacientes que possuem alta frequência de piora da doença.

Geralmente, o Tarfic 0,03% está indicado para uso em crianças entre 2 a 15 anos de idade e adultos e o Tarfic 0,1% está indicado para uso em indivíduos acima de 16 anos de idade. 

Como usar

Para usar o Tarfic deve aplicar-se uma fina camada sobre os locais afetados da pele, evitando áreas como o nariz, a boca ou os olhos e evitando cobrir a pele onde foi aplicada a pomada, com bandagens ou outro tipo de adesivo.

Geralmente a posologia de Tarfic é aplicar a pomada 2 a 3 vezes ao dia, durante três semanas e depois 1 vez ao dia, até ao completo desaparecimento do eczema.

O médico pode ainda recomendar a aplicação de Tarfic, cerca de 2 vezes por semana, caso o surto tenha desaparecido, nas regiões que são geralmente afetadas e caso os sintomas reapareçam, o médico pode voltar a indicar a posologia inicial.

Depois de aplicar a pomada, é recomendado lavar as mãos, a não ser que o tratamento esteja a ser eito nesta região.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Tarfic são sensação de coceira e queimação no local de aplicação, que geralmente desaparecem após uma semana de uso deste medicamento.

Além disso, embora com menos frequência podem também ocorrer vermelhidão, dor, irritação, aumento da sensibilidade da pele a diferenças de temperatura, inflamação da pele, infecção na pele, foliculite, herpes simples, lesão similar à varicela, impetigo, hiperestesia, disestesia e intolerância ao álcool.

Quem não deve usar

O Tarfic está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar e crianças com menos de 2 anos, assim como pessoas com alergia a antibióticos macrolídeos, como azitromicina ou claritromicina, ou aos componentes da fórmula.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site