Teste online da Síndrome do Intestino Irritável

0
41


A síndrome do intestino irritável é um problema que causa a inflamação das vilosidades intestinais, provocando sintomas como dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia. Estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.

Assim, embora esta síndrome não tenha cura, pode ser controlada com alterações na alimentação e diminuição dos níveis de estresse, por exemplo. Só nos casos em que os sintomas não melhoram com algumas alterações no dia-a-dia é que o gastroenterologista recomenda o uso de remédios.

O que é Síndrome do Intestino Irritável, sintomas, diagnóstico, e o que fazer

A presença frequente dos sintomas pode preocupar a pessoa com o intestino irritado, no entanto, a síndrome não provoca qualquer tipo de alteração nos intestinos e, por isso, além do desconforto, este problema não é perigoso para a saúde, nem aumenta o risco de ter câncer.

Quais os principais sintomas

Pode-se desconfiar deste problema sempre que surgem alterações constantes no funcionamento do intestino, sem causa aparente. Por isso, se acha que pode ter este problema, selecione os seus sintomas:

É possível que nem todos os sintomas estejam presentes ao mesmo tempo, sendo recomendado avaliar os sintomas ao longo de 3 meses, por exemplo. Além disso, podem haver dias em que os sintomas piorem e outros em que melhorem ou até desapareçam completamente.

Como é feito o diagnóstico

Como esta síndrome não provoca alterações no revestimento do intestino, o diagnóstico geralmente, é feito através da observação dos sintomas e da exclusão de outras doenças gastrointestinais, como colite ou doença de Crohn, por exemplo. Para isso, o médico poderá indicar a realização de exames, como estudo das fezes, colonoscopia, tomografia computadorizada ou exame de sangue.

O que pode piorar os sintomas 

Os sintomas da síndrome do intestino irritável podem aparecer sem nenhuma causa específica, porém, na maioria dos casos eles pioram devido a fatores como:

  • Ingestão de pão, café, chocolate, álcool, refrigerantes, comida processada ou leite e derivados;
  • Fazer uma dieta rica em proteínas ou em fibras;
  • Comer muita comida ou com muitos alimentos gordurosos;
  • Períodos de grande estresse e ansiedade;

Além disso, algumas pessoas também podem notar piora dos sintomas sempre que viajam, experimentam novas comidas ou comem muito depressa.

Aprenda como pode adaptar a sua dieta para melhorar os sintomas do intestino irritável.

O que fazer se tem intestino irritável

O mais importante quando se descobre a síndrome do intestino irritável consiste em tentar identificar o que piora ou provoca o surgimento dos sintomas, para que se possam fazer alterações no dia-a-dia e evitar essas situações.

Já nos casos em que os sintomas são muito fortes ou não melhoram com as alterações no estilo de vida, o gastroenterologista pode prescrever o uso de remédios para a diarreia, laxantes, caso o indivíduo esteja com prisão de ventre, remédios antiespasmódicos ou antibióticos, por exemplo. Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento para síndrome do intestino irritável.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here