Teste online para saber se é Cervicite

0
41


A cervicite é a inflamação do cérvix, a parte inferior do útero que se liga à vagina e, por isso, os sintomas mais comuns geralmente são corrimento vaginal, dor ao urinar e sangramento fora do período menstrual.

Se acha que pode estar com uma cervicite, selecione o que está sentindo, para saber quais as chances de realmente estar com cervicite:

Em alguns casos, a mulher pode nem apresentar sintomas de cervicite, mas estar constantemente com esta inflamação, sendo conhecida como cervicite crônica. Nestas situações, a cervicite geralmente é identificada pelo papanicolau e pode estar sendo causada por uma doença sexualmente transmissível. Saiba mais sobre a cervicite crônica e como é tratada.

A cervicite pode ser transmitida para o homem, especialmente em casos de relação sexual desprotegida, provocando uretrite, que é a inflamação da uretra que muitas vezes é acompanhada por sintomas como falsa vontade de urinar, queimação ou sangramento ao urinar e vermelhidão no órgão sexual masculino.

Principais causas da cervicite

Existem várias causas que podem levar ao desenvolvimento de uma cervicite, no entanto, as mais comuns incluem:

  • Doenças sexualmente transmissíveis, como Gonorreia, Clamídia ou Tricomoníase;
  • Alergia a produtos de higiene íntima, duchas vaginais ou látex;
  • Uso de absorvente interno, pois podem causar irritação do cérvix;
  • Infecção por bactérias, normalmente durante ou após um caso de vaginose;
  • Desequilíbrio hormonal, especialmente quando a mulher tem baixos níveis de estrogênios e elevada quantidade de progesterona.

Além disso, e embora seja mais raro, a cervicite também pode ser um dos sinais iniciais de câncer de colo do útero e, por isso, é muito importante ir no ginecologista fazer, pelo menos, 1 papanicolau por ano para identificar se existam alterações, como a cervicite, que possam ser um sinal de câncer. Veja 6 sintomas que também podem indicar câncer de colo do útero.

Normalmente, os sintomas da cervicite causada por um infecção sexual são mais intensos, causando muito desconforto.

Sintomas da cervicite e principais causas

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar a presença de cervicite é muito importante ir ao ginecologista para fazer exames como papanicolau, que permitem ao médico avaliar a presença de alterações no colo do útero. Além disso, durante o papanicolau, se existir suspeita de cervicite, o ginecologista pode esfregar um pequeno cotonete que depois será avaliado em laboratório para avaliar a presença de uma infecção.

Durante a consulta, é ainda possível que o médico faça uma avaliação dos hábitos da mulher como número de parceiros, tipo de contracepção que usa ou se costuma utilizar algum tipo de produto de higiene íntima, por exemplo.

Como tratar

O tratamento para cervicite normalmente é feito em casa apenas com a ingestão de remédios antibióticos, como a azitromicina, que ajudam a combater uma possível infecção. Porém, nos casos em que a mulher sente muito desconforto, podem ser também utilizados cremes vaginais.

Durante o tratamento é recomendado que a mulher não tenha contato íntimo e o seu parceiro deve consultar um urologista para avaliar se também foi infectado. Veja mais sobre o Tratamento da cervicite.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here