Tipos de Drogas Naturais e seus efeitos no corpo


As drogas naturais são substâncias derivadas de plantas que alteram a percepção que a pessoa tem do mundo ao seu redor, provocando diferentes sensações, alterando o seu comportamento e estado de humor. Apesar de serem derivadas de plantas as drogas naturais também podem causar vício e dependência, psíquica ou física, e por isso são proibidas no Brasil. 

Quais são as drogas naturais

Alguns exemplos de drogas naturais são cogumelos alucinógenos, chás de trombeteira e de iboga, ópio e maconha. Seus efeitos são descritos na tabela a seguir:

Droga Efeitos
Maconha  Altera a percepção de sons, imagens, noção de espaço e tempo, crises de pânico, delírios e alucinações 
Ópio Reduz o funcionamento do cérebro  e deixa a pessoa mais relaxada 
Cogumelos alucinógenos  Sentimentos de euforia e distorções sensoriais como halos de luz e cores vivas, tontura, sonolência, fraqueza muscular, bocejos
Chá de Trombeteira  Letargia, perda de contato com a realidade, delírio, amnésia, desorientação, alucinações
Chá de Iboga Causa grandes alucinações, sendo usada em rituais espirituais em alguns países africanos 
Ayahuasca  Provoca alterações da consciência como visões, excesso de ansiedade, medos e paranoia

A nicotina e a cafeína também são exemplos de substâncias naturais que provocam alterações no corpo, mas que não são consideradas ilícitas. 

Ibogaína

Ibogaína

Folha de maconha

Folha de maconha

Como as drogas agem no organismo 

Ao consumir alguma droga, seja ela natural ou sintética, seus efeitos são rapidamente percebidos havendo alterações sensoriais, que podem durar de 10 minutos à cerca de meia hora. Durante esse período a pessoa tem sensações diferentes que podem promover a curiosidade e a sensação de bem-estar.

Durante o período em que se está sob o efeito de drogas a pessoa pode ter os batimentos cardíacos acelerados, ficar com os olhos vermelhos e irritados, ou apresentar mais força ou encontrar-se mais relaxado, e isso depende do tipo de droga utilizada. No entanto, pouco tempo depois há uma diminuição da sensação de bem-estar e a pessoa começa a ter necessidade de usar mais drogas para buscar a mesma sensação de prazer e conforto. 

Como reconhecer que a pessoa usa drogas 

Muitas pessoas falam abertamente que usam drogas naturais, por achar que não fazem mal à saúde, assim defendem seu uso quando estão num ambiente tranquilo cercado de amigos. No entanto, alguns sinais físicos e certos comportamentos podem evidenciar o uso de drogas como:

  • Atrasos frequentes; 
  • Pupilas dilatadas;
  • Olhos avermelhados;
  • Dificuldade de concentração;
  • Mania de perseguição;
  • Tremores nas mãos;
  • Emagrecimento; 
  • Fala alterada.

Apresentar um ou dois destes sintomas esporadicamente não indica que a pessoa esteja usando drogas, mas quando estes sinais e sintomas tornam-se mais frequentes e são observados em certos períodos do ano, como em festas ou comemorações, podem apontar para o uso desse tipo de substância ilícita. 

Como reconhecer a dependência de drogas 

As drogas podem ser usadas esporadicamente, regularmente ou intensamente, e para reconhecer que a pessoa está viciada em drogas, deve-se observar as seguintes características:

  • Necessidade de usar a substância naquele exato momento, fazendo tudo o que for possível para encontrar e usar novamente a substância;
  • Dificuldade ou impossibilidade de parar de consumir drogas;
  • Encontrar-se em estado de abstinência apresentando: suor frio, enjoo, ânsia de vômito, coração acelerado, insônia, tremedeira, alucinações, mal-estar e fraqueza; 
  • Abandono do trabalho, escola, e afazeres para somente consumir ou buscar drogas; 
  • Persistir no uso das drogas, não se interessando pelos efeitos nocivos que as drogas possam causar. 

Quando estes sinais e sintomas estão presentes deve-se iniciar o tratamento contra dependência química, que pode ser feito de forma particular ou no SUS, com internamento integral ou semi-integral, dependendo do tipo de drogas que a pessoa usou e do seu estado de saúde geral. Saiba como pode ser feito o tratamento para parar de usar drogas. 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site