Tomografia computadorizada – como se preparar


A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza de raios X para gerar imagens do corpo que são processadas por um computador, podendo ser dos ossos, de órgãos ou de tecidos. Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa à tomografia computadorizada, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.

O preço da tomografia computadorizada varia entre R$ 200 e R$ 700,00, no entanto esse exame é disponibilizado pelo SUS, não havendo custo. A tomografia computadorizada deve ser realizada somente sob orientação médica, pois envolve a exposição à radiação, o que pode ser prejudicial à saúde quando não se tem a orientação adequada.

Máquina da tomografia computadorizadaMáquina da tomografia computadorizada
Tomografia computadorizada do crânioTomografia computadorizada do crânio
Tomografia computadorizada do tóraxTomografia computadorizada do tórax

Para que serve 

A tomografia computadorizada serve para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões.

  • Tomografia de crânio: indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia, presença de aneurismas ou nódulos;
  • Tomografia de abdômen e de pelve: solicitada para avaliar evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
  • Tomografia de membros superiores e inferiores: utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;
  • Tomografia de tórax: indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.

Normalmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com contraste para que haja visualização melhor das estruturas e a imagem formada seja mais nítida. A tomografia computadorizada normalmente não é a primeira opção de exame diagnóstico, uma vez que a radiação é utilizada para gerar imagens. Na maioria das vezes o médico recomenda, dependendo do local do corpo, a realização de ultrassonografia ou ressonância magnética. Entenda para que serve a ressonância magnética e como é feita.

Preparo para tomografia computadorizada

Antes da realização da tomografia é importante ficar em jejum de acordo com a orientação do médico, podendo ser de 4 a 6 horas, para que o contraste seja melhor absorvido. Além disso é importante suspender o uso do medicamento metformina, se houver utilização, 24 horas antes e 48 horas depois do exame, pois pode haver reação com o contraste.  

Durante o exame a pessoa fica deitada numa mesa e entra numa espécie de túnel, o tomógrafo, por 15 minutos. Esse exame não dói e não causa aflição, já que o equipamento é aberto.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site