Torcicolo: O que fazer e o O que tomar para acabar com essa dor rápido

0
13


Para curar o torcicolo, eliminando a dor no pescoço e conseguir movimentar a cabeça livremente, é preciso combater a contração involuntária dos músculos do pescoço.

Leves torcicolos podem ser aliviados somente usando compressa quente e massagem suave no pescoço, mas quando o torcicolo é mais grave e a limitação para virar o pescoço para o lado é grande, podem ser usadas algumas técnicas específicas. 

Um excelente tratamento caseiro consiste em seguir estes passos:

Como curar o Torcicolo mais rápido

1. Inclinar o corpo para frente

Basta afastar as pernas e inclinar o corpo para frente, deixando a cabeça pendurada. O objetivo é que a cabeça e os braços fiquem bem soltos, e deve-se ficar nessa posição durante cerca de 2 minutos. Isso irá fazer com que o peso da cabeça, atue como um pêndulo, que irá aumentar o espaço entre as vértebras cervicais e diminuir o espasmo dos músculos do pescoço.

É possível movimentar a cabeça com pequenos movimentos para um lado e para o outro, somente para se certificar de que os músculos dos ombros e do pescoço encontram-se relaxados.

2. Pressionar os músculos 

Essa técnica consiste em pressionar com o polegar a parte do meio do músculo que está dolorido durante 30 segundos. A seguir deve-se pressionar a parte onde o músculo começa, na nuca, durante mais 30 segundos. Durante essa parte do tratamento pode-se estar de pé ou sentado e com a cabeça virada para frente.

3. Fisioterapia

É preciso alongar o pescoço e para conseguir fazer isso deve-se usar uma técnica chamada energia muscular. Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxe, descansando por mais 5 segundos. Repita esse exercício mais 4 vezes. Aos pouquinhos a amplitude de movimento irá aumentar. 

Esse vídeo indica exatamente como esse exercício pode ser feito:

Imagem ilustrativa do vídeo: 3 passos para acabar com o TORCICOLO

Se após finalizar o exercício ainda houver limitação do movimento poderá fazer o movimento para o lado oposto. Isso significa que se a dor é do lado Direito você deve colocar a mão esquerda na cabeça e fazer força com a cabeça para empurrar a mão. Mantenha essa força sem tirar a cabeça do lugar, durante 5 segundos e depois descanse por mais 5 segundos. Depois irá alongar o músculo para o lado esquerdo, que é o que está afetado.

4. Massagem e compressa

Fazer uma massagem do ombro para o ouvido

Fazer uma massagem do ombro para o ouvido

Aplicar compressa ou bolsa morna no local

Aplicar compressa ou bolsa morna no local

Massagear o pescoço usando óleo de amêndoa doce ou algum creme hidratante também é uma boa forma de diminuir a dor e o desconforto. A massagem deve ser realizada nos ombros, pescoço, nuca e cabeça, mas só deve ser realizada na parte final do tratamento, depois de ter realizado os exercícios e técnicas anteriormente indicadas.

A massagem não deve ser realizada de maneira muito forte, mas pode-se pressionar um pouco a palma da mão nos músculos do pescoço, no sentido dos ombros em direção às orelhas. Pequenos copinhos de silicone, que forma vácuo em seu interior também podem ser usados, com pouca pressão para aumentar a irrigação sanguínea e ajudar a soltar as fibras musculares.

Para finalizar pode-se colocar uma compressa morna na região do pescoço, deixando atuar durante cerca de 20 minutos. 

5. Remédios para torcicolo

Os remédios para torcicolo só devem ser utilizados após orientação do médico e, normalmente incluem pomadas anti-inflamatórias como Cataflan, comprimidos relaxantes musculares ou remédios anti-espasmódicos, como Ana-flex, Torsilax, Coltrax ou Mioflax, por exemplo. Aplicar um adesivo como Salompas também é uma boa estratégia para curar o torcicolo mais rápido. 

Estes remédios também são recomendados para indivíduos com torcicolo espasmódico, que é um tipo de torcicolo que surge de forma recorrente em vários membros da mesma família. 

Quando ir ao médico

Geralmente o torcicolo melhora após as primeiras 24 horas, e tende a durar de 3 dias a 5 dias. Por isso, caso o torcicolo demore mais de 1 semana para curar ou se surgirem sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes, deve-se buscar ajuda médica.

O que é torcicolo

O torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço provocada por má postura ao dormir ou ao utilizar o computador, por exemplo, causando dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. É comum que a pessoa acorde com torcicolo e tenha dificuldade para movimentar o pescoço, mas em alguns casos o músculo fica tão preso que a pessoa não consegue movimentar o pescoço para nenhum dos 2 lados e pode andar como um ‘robô’, por exemplo.

Uma intensa contratura no meio das costas também pode ser confundida com ‘torcicolo’, mas essa classificação não está certa porque o torcicolo só acontece nos músculos do pescoço, por isso, não existe torcicolo no meio das costas. Nesse caso, trata-se de uma contratura dos músculos no meio das costas que também pode ser tratada com remédios em forma de comprimidos, pomadas, salompas, além de alongamentos e compressas quentes. 

Sintomas de torcicolo

Os sintomas do torcicolo incluem, principalmente, dor no pescoço e limitação para movimentar a cabeça. Além disso, também pode acontecer que um ombro fique mais elevado que o outro, ou que o rosto se apresente assimétrico, com o topo da cabeça para um lado e o queixo para o outro.

É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má posição da cabeça ao dormir, mas também é frequente que aconteça depois de ir na academia devido a esforço exagerado no pescoço, ao fazer abdominais incorretamente, devido diferenças significativas e bruscas de temperatura, ou num acidente, por exemplo.

Além disso, alguns bebês já nascem com torcicolo e por isso podem não virar a cabeça para um dos lados, embora não apresente qualquer sintoma de dor. Nesse caso, trata-se de uma situação chamada torcicolo congênito. Se seu filho nasceu com torcicolo, leia: Torcicolo congênito.

Quanto tempo dura o torcicolo

Geralmente o torcicolo dura no máximo 3 dias, mas causa muita dor e desconforto prejudicando o dia a dia da pessoa afetada. Colocar compressas mornas no pescoço e adotar as estratégias que indicamos acima é recomendado para curar o torcicolo mais rápido. 

O que causa torcicolo 

É muito comum a pessoa acordar com torcicolo, mas essa alteração da posição da cabeça também pode acontecer devido a:

  • Problemas congênitos, como acontece quando o bebê já nasce com torcicolo congênito, necessitando de tratamento, por vezes cirúrgico; 
  • Traumatismos, envolvendo a cabeça e o pescoço;
  • Alterações da coluna, como hérnia de disco, escoliose, alteração das vértebras C1 2 C2, no pescoço;
  • Infecções do sistema respiratório, que causa torcicolo e febre, ou outras como meningite;
  • Presença de abscesso na região da boca, cabeça ou pescoço;
  • Em caso de doenças como Parkinson, onde a musculatura fica mais propensa aos espasmos musculares;
  • Toma de certos medicamentos, como bloqueadores tradicionais de receptores de dopamina, metoclopramida, fenitoína ou carbamazepina. 

O tipo de torcicolo mais comum, normalmente dura 48 horas e é fácil de ser solucionado. Porém quando existem outros sintomas como febre ou outros, deve-se ir ao médico para investigar. Alguns remédios que podem ser recomendados pelo médico incluem diprospam, miosan e torsilax, por exemplo. 

Como aliviar a dor de cabeça

Quando a pessoa está com torcicolo também é comum haver dor de cabeça, por isso assista o vídeo para saber como aliviar a dor de cabeça com uma auto massagem:

Imagem ilustrativa do vídeo: Parar a Dor de Cabeça Sem Remédios
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here