Tratamento natural para candidíase – Tua Saúde

0
11


A candidíase é uma infecção causada pela proliferação excessiva do fungo do gênero Candida, principalmente na região genital, mas também pode acontecer em outras partes do corpo, causando sintomas como dor e ardor ao urinar e coceira. Essa infecção pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres e o tratamento pode ser feito com o uso de pomadas ou medicamentos com propriedades antifúngicas.

É importante consultar o médico para que seja feito o tratamento contra a candidíase, no entanto, é possível aliviar os sintomas e promover a eliminação do fungo por meio de medidas naturais, como o banho de assento com bicarbonato, por exemplo. Isso porque o bicarbonato ajuda a deixar a região genital menos ácida, o que faz com que o fungo não tenha todas as condições ideais para o seu crescimento.

Tratamento natural para candidíase

Banho de assento com bicarbonato

O banho de assento de bicarbonato de sódio é ótimo para combater a candidíase, pois ajuda a alcalinizar o pH da vagina mantendo-o em cerca de 7.5, o que dificulta a proliferação das espécies de Candida, principalmente Candida albicans, que é a principal espécie associada a essa doença.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água morna fervida.

Modo de preparo

Basta misturar os 2 ingredientes e utilizá-lo para fazer um banho de assento e lavagens genitais. Para tal, primeiro lave a região com água corrente e depois lave com a água com o bicarbonato de sódio. Uma boa dica é colocar esta solução no bidê ou numa bacia e permanecer sentada, em contato com esta água por aproximadamente 15 a 20 minutos. Recomenda-se realizar este banho de assento por 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.

O bicarbonato de sódio pode ser substituído por bicarbonato de potássio ou o citrato de potássio, pois possuem a mesma atividade e, consequentemente, têm o mesmo objetivo.

Quem sofre com candidíase crônica, ou candidíase recorrente, ou seja, sofre com a doença mais de 4 vezes por ano, pode pedir ao médico uma receita de bicarbonato de sódio 650 mg para tomar de 6 em 6 horas, se não puder fazer as lavagens por estar numa viagem, por exemplo.

Comer mais salsinha, adicionando na salada, na sopa e nos sucos como de laranja ou abacaxi é uma excelente estratégia natural. Veja outros alimentos que podem ser indicados para curar a candidíase mais rápido nesse vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Como CURAR NATURALMENTE a candidíase
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here