Tratamento natural para Labirintite – Tua Saúde


Existem medidas naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da labirintite, como a realização de exercícios, ingestão de remédios caseiros ou a redução do consumo de alguns alimentos, por exemplo, que são um ótimo complemento ao tratamento prescrito pelo médico.

1. Evitar a perda de equilíbrio

Tratamento natural para Labirintite

Para evitar a perda de equilíbrio, deve-se evitar realizar movimentos rápidos e caminhar, caso seja necessário, com a ajuda de uma bengala, para evitar uma queda. Além disso, devem-se eliminar os objetos da casa que aumentem o risco da pessoa tropeçar e colocar tapetes antiderrapantes nas banheiras.

Caso a pessoa sinta tonturas, deve sentar-se ou deitar-se logo que possível, ou tentar fixar um ponto na sua frente por cerca de 10 a 15 segundos.

2. Reduzir o consumo de café, álcool e cigarro

Tratamento natural para Labirintite

A ingestão excessiva de café, bebidas alcoólicas e o uso de cigarro podem piorar os sinais e sintomas da labirintite, por isso, é importante evitar ou reduzir o uso dessas substâncias.

Saiba quais as principais doenças causadas pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas.

3. Adotar um estilo de vida saudável

Tratamento natural para Labirintite

Adotar um estilo de vida saudável ajuda a reduzir os sintomas de vertigem. Desta forma, a pessoa deve beber bastante água, fazer uma dieta saudável e equilibrada, dormir bem e evitar o estresse.

Saiba como fazer uma alimentação saudável.

4. Evitar alimentos industrializados

Tratamento natural para Labirintite

Maior parte dos alimentos industrializados contêm corantes e conservantes na sua composição, que podem desencadear uma crise de labirintite e, por essa razão, devem ser evitados, dando-se preferência a alimentos que não sejam processados.

Veja algumas alternativas saudáveis dos alimentos processados.

5. Tomar um remédio caseiro

Tratamento natural para Labirintite

Um bom remédio caseiro, que pode ser usado para combater a tontura causada pela labirintite é o chá de Ginkgo Biloba, porque esta planta melhora a circulação sanguínea, inclusive dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.

O chá de Ginkgo Biloba deve ser tomado diariamente, principalmente se a pessoa estiver a passar por um período de estresse, que tende a tornar a tontura mais frequente. Saiba como preparar o chá de Ginkgo Biloba.

6. Fazer exercícios adequados

Tratamento natural para Labirintite

Existem exercícios que podem ser realizados para aliviar os sintomas da labirintite, como a tontura, por exemplo. A pessoa pode fazer alguns dos exercícios sozinha, no entanto, alguns deles devem ser realizados com o acompanhamento de um fisioterapeuta ou fonoaudiólogo. 

Assista o vídeo seguinte e veja como fazer esses exercícios:

Imagem ilustrativa do vídeo: COMO ACABAR COM AS TONTURAS (ou crises de vertigem)

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site