Tratamento para colite – Tua Saúde

0
53


A colite é uma inflamação no intestino que tem várias causas, podendo ser tanto estresse como infecções por bactérias, por exemplo. Assim, o tratamento varia de acordo com a causa da colite, podendo ser através de medicamentos, que pode ser indicado pelo gastroenterologista somente o uso de anti-inflamatórios ou o uso de antibióticos, por exemplo. A dieta é um fator comum para todos os tipos de colite, devendo ser seguida uma dieta leve para aliviar a inflamação do intestino e diminuir as lesões. Saiba mais sobre o que é a colite, principais sintomas e tipos. 

Tratamento para colite

Tratamento medicamentoso para colite

O tratamento medicamentoso para colite é recomendado pelo médico e pode ser tanto para aliviar os sintomas, como dor e febre, através de analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, ou para eliminar a bactéria causadora da colite através de antibióticos, como Metronidazol ou a Vancomicina. 

Pode ser recomendado pelo nutricionista o uso o para colite pode ser feito à base de polivitamínicos, para melhorar o estado nutricional da pessoa, além de medicamentos para parar a diarréia, como a Sulfassalazina, que é um anti-inflamatório intestinal com propriedades antibióticas e imunossupressoras. Contudo, estes medicamentos só devem ser utilizados sob orientação médica.

Tratamento natural para colite

Um ótimo remédio caseiro para colite é tomar o suco puro de maçã feito na hora, várias vezes ao dia. Bastar passar as maçãs pela centrífuga e tomar o suco logo a seguir. Veja quais são os sucos indicados para inflamação no intestino. 

A pessoa deve optar por comer muitos alimentos probióticos que têm como objetivo regular a quantidade de bactérias benéficas ao intestino. Além disso, é importante ter uma dieta rica em legumes, vegetais, frutas, peixes e carnes magras, que devem ser preparados sem adição de óleo, para evitar a anemia, desnutrição e desidratação, por meio do aumento da ingestão de água, água de coco e suco de frutas. Saiba como é feita a dieta para colite. 

Um bom tratamento alternativo para colite é a acupuntura, pois auxilia na reorganização da energia da pessoa, diminuindo os sintomas da colite No entanto, não exclui a necessidade da realização de outros tratamentos ao mesmo tempo. Entenda como funciona e para que serve a acupuntura.  

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia é indicada quando o tratamento com medicamentos e como a dieta não são eficazes, sendo necessária realizar cirurgia para retirar parte ou todo o cólon ou reto. Normalmente isso ocorre no casos de colites mais graves em que a lesão é irreversível. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here