Tratamento para infecção intestinal: remédios caseiros e antibióticos

0
45


Uma infecção gastrointestinal pode ser causada por bactérias, vírus ou parasitas, podendo causar sintomas como diarreia, enjoo, vômitos, dor abdominal e desidratação.

O tratamento geralmente consiste em atenuar os sintomas com repouso, hidratação e uma alimentação adequada. No entanto, em alguns casos, se se tratar de um infecção bacteriana que não cura, pode ser necessário tomar um antibiótico.

Remédios para infecção intestinal

Remédios caseiros

A desidratação é um dos sintomas mais perigosos que pode ocorrer durante uma infecção intestinal, que pode acontecer facilmente devido à água perdida nos vômitos e na diarreia. Por esta razão, a reidratação oral é muito importante nestes casos, podendo ser feita com soluções obtidas na farmácia ou com um soro caseiro que pode ser preparado em casa.

Para ver como se prepara um soro caseiro, assista o seguinte vídeo: 

Imagem ilustrativa do vídeo: COMO FAZER SORO CASEIRO

Em casos mais graves de desidratação severa, pode ser necessário hospitalização para que a reidratação se faça com soro na veia.

Para aliviar a dor e diminuir a diarreia podem-se tomar xaropes e chás que podem ser preparados facilmente em casa, como um chá de camomila ou um xarope de maçã, por exemplo. Veja como preparar estes remédios naturais.

Remédios de farmácia

Durante uma infecção intestinal, podem ocorrer dores abdominais e dores de cabeça. Se estas dores forem muito fortes pode-se tomar um analgésico como o paracetamol, por exemplo.

Além disso, para ajudar a parar a diarreia, devem-se tomar probióticos, como o UL-250, Florax ou Floratil, por exemplo, que vão repor a flora intestinal e fazer com que o intestino volte a funcionar normalmente. 

Geralmente, nas infecções intestinais não são usados antibióticos, porque eles apenas funcionam para infecções provocadas por bactérias e na maior parte dos casos a infecção cura sozinha apenas com tratamento sintomático, e além disso, podem levar a que as bactérias resistentes se desenvolvam. No entanto, caso a infecção seja muito severa e não cure, ou se for identificado o microrganismo específico responsável pela infecção, deve ser usado um antibiótico para o qual a bactéria seja sensível:

Antibióticos mais usados na infecção intestinal

Dependendo da bactéria que está envolvida na infecção intestinal, os antibióticos geralmente mais prescritos são a azitromicina, ciprofloxacina, doxiciclina, metronidazol e vancomicina.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here