Tratamento para Pedra nos Rins

0
32


Para o tratamento da pedra nos rins deve-se consultar um nefrologista e seguir as suas orientações sobre os remédios que se devem tomar e o melhor tratamento clínico a seguir. Porém, quando os sintomas de pedra nos rins se manifestam não é aconselhado beber muita água pois isso pode fazer a pedra mexer e aumentar mais a dor. Essa orientação de beber muitos líquidos deve ser seguida fora das crises, para evitar o aparecimento e o crescimento da pedra, facilitando a sua eliminação.

A crise de pedra nos rins que é muito dolorosa e envolve dores no fundo das costas, na virilha e até sangue na urina pode ser tratada com cirurgia para retirada da pedra ou técnicas menos invasivas como o laser ou choques, que servem para diminuir o tamanho das pedras facilitando a sua eliminação pela urina.

Tratamento natural para pedra nos rins

O tratamento natural para pedra nos rins pode ser feito entre as crises quando não há dor e envolve beber 3 a 4 litros de água por dia para ajudar a eliminar as pedras de pequeno tamanho. Além disso, é importante fazer uma alimentação com poucas proteínas e sal porque isso pode evitar que apareçam novas pedras ou que as pedras pequenas aumentem de tamanho.

Para saber mais sobre a dieta para pedra nos rins assista esse vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentação para Pedra nos rins

Para verificar se as pedras nos rins estão a ser eliminadas e se não existe formação de novas pedras é importante fazer exames, que são indicados pelo médico como a tomografia computorizada, raio-x, exame de urina e exame de sangue.

Tratamento caseiro para pedra nos rins

Um bom tratamento caseiro para pedra nos rins quando as pedras são pequenas e têm de ser eliminadas pela urina é beber o chá de quebra-pedra pois além de ter ação diurética e facilitar a eliminação da urina, ele relaxa os ureteres facilitando a saídas das pedras.

Basta colocar 20 g de folhas secas de quebra-pedra para cada 1 xícara de chá de água fervente. Deixar repousar, e depois beber quando estiver morno, várias vezes durante o dia.

Veja outro bom remédio caseiro em: Suco de melancia para pedra no rim.

Tratamento a laser para pedra nos rins

O tratamento a laser para pedra nos rins é feito através de uma técnica que se chama de ureterorrenolitotripsia flexível que limpa o rim eliminando a pedra.

Esta técnica demora cerca de 1 hora e não envolve um corte no paciente mas o paciente é anestesiado com uma anestesia geral. No mesmo dia do procedimento ou no dia seguinte o paciente recebe alta pois esta técnica é pouco invasiva.

A alimentação muda de acordo com o tipo de pedras apresentado, por isso veja O que fazer para não ter outra crise de pedra nos rins.

Cirurgia para cálculo renal

A cirurgia é indicada se o cálculo renal for grande ou se estiver bloqueando a passagem da urina. Neste caso o médico poderá decidir entre as seguintes técnicas:

  • Litotripsia extracorpórea: causa a fragmentação dos cálculos renais através das ondas de choque, até elas se tornarem pó e serem eliminadas pela urina;
  • Nefrolipotomia percutânea: utiliza um pequeno aparelho de laser para reduzir o tamanho do cálculo renal; 
  • Ureteroscopia: utiliza um aparelho de laser para quebras as pedras nos rins quando estas estão localizadas no ureter ou na pelve renal.

Saiba mais detalhes deste tratamento em: Cirurgia para pedra nos rins.

O tempo de internamento hospitalar vai variar conforme as condições do indivíduo, se ele não apresentar complicações após 3 dias poderá ir para casa.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here